ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercosul pode ganhar mais espaço na Europa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/09/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
A UE pretende eliminar os estoques de intervenção para milho, o que vai levar os europeus a importar mais. O Brasil tem sido o maior fornecedor do produto para o bloco, seguido da Argentina. O bloco também reduzirá mais os subsídios diretos para os produtores de trigo, abrindo espaço para importações, incluindo os derivados do cereal. A terceira vantagem para o Mercosul virá com o desmantelamento de cotas de produção de leite. Pela sua competitividade, o Brasil e a Argentina poderão igualmente elevar as vendas de lácteos para o mercado comunitário.

O ajuste ocorre em meio a debates sobre o futuro da PAC depois de 2013. Duas abordagens se afrontam. De um lado, a França lidera cerca de 20 países que dizem querer conservar uma agricultura que garanta a renda de seus produtores e o abastecimento alimentar da UE. Significa manter as subvenções de várias commodities, nas zonas ditas sensíveis ou para evitar uma alta de preços. De outro lado, estão os liberais, encabeçados pela Grã-Bretanha e pela Suécia, que estimam que o mercado é que deve regular o setor agrícola e não os subsídios bilionários de Bruxelas.

Nessa briga, a comissária européia de agricultura, Mariann Fischer Boel, começa a admitir que o orçamento pós-2013 vai ser revisto para baixo. Atualmente, é de quase 60 bilhões de euros anuais, com a França sendo o maior beneficiário.

A matéria é de Assis Moreira, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint