Mercados de lácteos do Leste Europeu mostram crescimento

Publicado por: MilkPoint

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Mercados de lácteos emergentes do Leste Europeu têm mostrado um dinâmico crescimento graças às inovações e ao desenvolvimento de redes de varejo, fornecendo grandes oportunidades para produtos de valor agregado.

Os principais processadores de lácteos do mundo precisam fazer mais para expandir sua cobertura geográfica além dos mercados altamente desenvolvidos e competitivos se quiserem explorar o grande potencial em regiões emergentes, informou o novo relatório do Euromonitor.

O setor de lácteos da Rússia é considerado o mais inovador dentro da indústria de alimentos do país e uma pesquisa recente mostrou que o setor de lácteos representa o principal setor no qual a maioria dos russos entendem a idéia de alimentos funcionais e alimentos com valor agregado.

Uma série de companhias já está aproveitando esta tendência. Por exemplo, a companhia de lácteos Lebedeanskii começou a produzir bio-sorvete com ponche de laranja sob sua marca Belaya Corova.

O Euromonitor acredita que uma combinação de crescentes redes de varejo e transferência da população para grandes cidades coloca as companhias de lácteos em uma boa posição para capitalizar nas tendências e construir um forte reconhecimento de marcas.

Uma das maiores companhias de lácteos da Rússia, Wimm-Bill-Dann, gastou os últimos dois anos investindo pesado na modernização de suas plantas de lácteos de forma que produzirão mais produtos que estejam de acordo com os padrões mundiais de qualidade.

Empresas de ingredientes também estão aumentando seu foco nos mercado de lácteos do Leste Europeu. Uma recente viagem promocional na região feita pela firma dinamarquesa de ingredientes naturais Chr Hansen revelou várias idéias para novos produtos. O gerente de desenvolvimento da empresa, Maike Lisberg, ofereceu produtos kefir (bebida láctea ácida) que foram especialmente adaptados ao mercado russo; usando produtos de lactato e leveduras ao invés dos tradicionais fungos. Esses produtos têm o sabor do kefir tradicional mas também contêm sabor de frutas.

A empresa também mostrou uma variedade de protótipos de produtos com valor agregado, como queijos sintetizados com sabor de cheddar, iogurte líquido para beber baseado em 30% de soro de leite, sobremesa de iogurte com pedaços de chocolate e sabor de hortelã, bem como queijo cremoso com sabor de Roquefort e ervas italianas.

O setor de iogurtes apresenta perspectivas particulares para os produtores de lácteos. Os volumes de vendas de iogurtes premium aumentaram mais de 10% na Rússia durante 2004, e especialistas estimam que o volume deste mercado é de 600 toneladas por mês. As marcas líderes são Danone (20%) e Wimm-Bill-Dann (27%).

A União de Lácteos da Rússia disse que "o mercado de produtos lácteos premium é muito novo e não está saturado - até agora, tem menos de 1% do total de vendas do mercado de lácteos".

Os produtos premium também capacitam as firmas a aliviar a pressão nas margens dos custos da matéria-prima, bem como dos varejistas. As margens operacionais da Wimm-Bill-Dann caíram 2% em 2004, principalmente devido ao aumento dos preços do leite cru. O suprimento local, e desta forma, mais barato, também é um problema. A Wimm-Bill-Dann disse que teve que buscar no exterior muitos aditivos e ingredientes de valor agregado porque simplesmente não havia produtos suficientes com a qualidade demandada na Rússia.

Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
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