Tradicionalmente, o setor lácteo brasileiro demonstra elevada correlação entre seus resultados e o desempenho da economia do país. Anos de aumento na renda da população costumam ser acompanhados por elevação no consumo de lácteos.
Os anos de 2020 e 2021 foram ótimos exemplos disso. 2020 contou com o Auxílio Emergencial para mitigar os efeitos da pandemia na economia, sendo inclusive um ano de ampliação de renda para algumas famílias graças ao benefício ofertado pelo governo. O consumo de lácteos aumentou, e o ano terminou de maneira positiva para o setor.
Já em 2021, com a ajuda do governo bastante reduzida, a renda média do trabalhador alcançando o menor valor da série histórica e a escalada da inflação, o consumo, de modo geral, tombou — assim como os resultados dos laticínios.
Neste momento, a grande dúvida está no que 2022 irá nos oferecer. A incógnita sobre o período se torna ainda maior diante das eleições presidenciais. Gastos do governo, taxa de juros, taxa de câmbio, desemprego, PIB, inflação... o que esperar deste ano? Avanço na renda, e consequentemente no consumo? Mais dificuldades para as famílias e sequência na restrição orçamentária?
Todas estas são questões que buscaremos responder em nosso primeiro encontro do 12º Fórum MilkPoint Mercado. "Ambiente econômico 2022" será o tema de nossa palestra inaugural. Clique aqui para conferir a programação completa e faça a sua inscrição.
Te esperamos nos dias 5 e 6 de abril! Se quiser melhorar os resultados de seu negócio após um 2021 de tantos desafios, não perca!