Os laticínios também tiveram representatividade no ranking. A indústria láctea representa 20% do top 10 de marcas mais escolhidas na América Latina. A chilena Soprole, por exemplo, número dois no ranking do país, teve aumento de 6,1 pontos no Consumer Reach Points, enquanto a penetração da Yakult, no México, cresceu 9 pontos – fazendo a marca subir 12 posições.
No entanto, apesar da crescente demanda por marcar locais, a gigante global Coca-Cola ainda reina na América Latina, marcando presença no ranking de todos os países latino-americanos, exceto pelo Peru, e ocupando a liderança em países como Brasil, Argentina, Chile, Venezuela e México.
“Apesar da volatilidade econômica experimentada pela América Latina em 2016, várias marcas registraram crescimento de dois dígitos. A maioria delas eram marcas locais ou regionais. Muitas das marcas que tiveram bom desempenho frente a 2015 apresentam uma boa relação custo x benefício. Por outro lado, com o bolso apertado, caso o lar não perceba claramente o valor do produto, acaba optando por marcas de baixo preço”, analisa Patrícia Beber, Country Manager Brasil na Kantar Worldpanel.
O estudo anual Brand Footprint da Kantar Worlpdanel se baseia na medição de 73% da população mundial; um total um bilhão de lares em 43 países em 5 continentes, cobrindo o 75% do PIB mundial. Como parte do estudo, a Kantar Worldpanel audita 200 categorias de consumo massivo ao redor do mundo para as categorias de alimentos, bebidas, saúde e beleza e cuidados com o lar.
O relatório Brand Footprint analisa mais de 300 bilhões de decisões reais de compradores em 1 bilhão de lares e 44 países. É destacada de outros rankings da marca por fornecer informações sobre o comportamento do consumidor real, em vez de atitude.
O Consumer Reach Points (ou CRP) constitui a base da classificação. Uma métrica inovadora que mede quantas famílias em todo o mundo estão comprando uma marca (penetração) e quantas vezes (frequência), fornecendo uma verdadeira representação da escolha do cliente.
Para acessar os rankings globais, regionais, de países e de setores, e um índice completo das marcas incluídas no Top 50 global, visite www.kantarworldpanel.com/brand-footprint-ranking.
As informações são da Kantar Worlpdanel.