Mais três municípios maranhenses, Caxias, Açailândia e Codó, serão beneficiados com o programa do governo do estado Leite é Vida. O anúncio foi feito pelo coordenador do programa Rodrigo Guará.
O Leite é Vida contempla atualmente mais de vinte mil famílias em 44 cidades. São beneficiadas crianças de seis meses a seis anos, idosos e gestantes com carência nutricional. Cada pessoa tem acesso a dois litros de leite por dia. Hoje são distribuídos mais de 122 mil litros/dia.
O leite é comprado de pequenos produtores rurais que são beneficiados pelo Pronaf.
Para ter acesso ao programa, as famílias devem ser cadastradas nas secretarias municipais de saúde.
A seleção das crianças e gestantes é feita pelos agentes comunitários de saúde, que encaminham os possíveis beneficiários para os postos de saúde. No local, eles são submetidos a uma avaliação criteriosa pelas equipes do Programa da Saúde da Família (PSF) para, a partir de então, receberem uma cartela de controle mensal da distribuição do produto.
"A intenção maior desse programa é reduzir a desnutrição, melhorando a qualidade de vida dessas famílias e incentivar os pequenos produtores de leite a cumprir uma agenda de compromissos que inclui a vacinação do rebanho contra a febre aftosa e brucelose e ainda a participação em seminários de reciclagem", explicou Guará.
Ele disse que cada produtor pode fornecer até 100 litros de leite por dia e prevê, com essa distribuição, o incremento da economia dos municípios contemplados. "Cada produtor recebe R$ 0,55 por litro de leite, o que significará um aumento na circulação de renda das cidades beneficiadas", avaliou Guará.
No próximo mês haverá uma reunião com todos os secretários municipais de saúde para falar sobre os resultados do programa.
Fonte: Fome Zero, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.