ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa reforça apoio às ações do MP contra fraude do leite no RS

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/09/2015

1 MIN DE LEITURA

1
0
Ao manifestar apoio às ações do Ministério Público Estadual em municípios gaúchos onde foram detectadas práticas de adulteração do leite in natura, o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) enfatiza o valor preventivo das investigações e o caráter pontual das fraudes.

O Mapa deu efetivo apoio às ações do Ministério Público, iniciadas há quatro meses, que determinou a prisão de quatro funcionários da empresa Márcio Fachinelo – ME, além do proprietário. Mas a prática é localizada e não compromete a produção leiteira do estado do Rio Grande do Sul. A empresa sob suspeita recolhia entre 40 e 50 mil litros de leite cru por dia junto aos produtores da região e acrescentava a essa produção água e bicarbonato de sódio, este último para mascarar a primeira diluição. O bicarbonato de sódio é substância utilizada para adequar o leite impróprio ao consumo, mantendo-o dentro dos parâmetros legais. Feita a adulteração, o leite era encaminhado para a Laticínios Unibom, localizada em Água Santa.

As análises de quatro coletas feitas pelo Mapa comprovaram a adulteração com o objetivo de “dar uma nova vida” ao leite. Ao contrário, porém, leite e derivados produzidos a partir de matéria-prima fraudada têm seus valores nutritivos comprometidos. Sua degradação natural reduz os valores de vitaminas, sais minerais e proteínas a níveis abaixo do padrão estipulado pelo ministério.

Além disso, verificou-se ainda que os suspeitos levavam até sete dias entre a ordenha e a coleta, prazo acima das 48 horas estipuladas pelo Mapa entre a coleta e o recebimento do leite pelos postos de resfriamento. Essas e outras ações pontuais, além de seu valor no combate à fraude que compromete a alimentação saudável, têm o objetivo de desestimular sua disseminação, com a eliminação do foco criminoso. 

As informações são do Mapa.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCIANO POSSEBON

VESPASIANO CORREA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/09/2015

Parabéns ao MAPA e ao Ministério Público por este trabalho em parceria,onde visa eliminar este tipo de Transportador. Sugestão: que se credencie via manual de boa conduta todo e qualquer Transportador que queira ficar na atividade.
MilkPoint AgriPoint