Mapa investe R$ 11 mi em laboratórios de referência animal
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Entre as atividades desempenhadas por estas unidades, está o diagnóstico de doenças animais virais como febre aftosa, anemia infecciosa eqüina e raiva, e bacterianas, como brucelose, leptospirose, salmonelose e tuberculose. Todos os laboratórios dão apoio operacional às ações da Secretaria de Defesa Agropecuária.
A modernização da rede nacional visa atender melhor aos usuários dos laboratórios, com a introdução de novas técnicas, metodologias de diagnóstico e equipamentos de última geração.
A rede é preparada para realizar, entre outras ações, controle físico-químico de alimentos e detectar fraudes como adição de soro de queijo no leite e adição de água em carne de frango (dripping test), além de pesquisa de resíduos de metais pesados, drogas veterinárias e pesticidas em defesa da saúde pública e proteção do consumidor. As análises físico-químicas atingem ainda, alimentos para consumo animal dos estabelecimentos sob fiscalização federal, como rações, concentrados, ingredientes e sais minerais.
O sistema nacional de laboratórios também está preparado para fazer o controle microbiológico em produtos de origem animal, detectando a presença de microorganismos patogênicos, como Salmonella e Listeria, causadores de doenças transmitidas por alimentos.
Reforço
Ao ampliar os investimentos em sua rede de laboratórios, o governo espera reforçar o controle de doenças que podem restringir a inserção dos produtos brasileiros no mercado internacional, como a febre aftosa.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.