ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa deve usar certificação digital para fiscalizar mercadorias de origem animal e vegetal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/04/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
A partir do segundo semestre deste ano será implantada a certificação digital para fiscalização de mercadorias de origem animal e vegetal importadas e exportadas, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esta medida dispensará a entrega de documentos impressos nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Além disso, um novo módulo do sistema começará a ser testado em abril e vai permitir a troca de dados com os terminais e recintos alfandegários pela internet, agilizando o processo.

O Ministério da Agricultura já utiliza uma ferramenta informatizada que gerencia informações relativas à fiscalização deste tipo de mercadorias, o Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários (SIGVIG), regulamentado em abril do ano passado. Segundo o Mapa, o sistema tem economizado tempo e papel no despacho de mercadorias nos portos, aeroportos e fronteiras do Brasil. De acordo com técnicos do ministério, são até 72 horas a menos para a liberação de produtos a partir do uso desse sistema.

Desde que o Sigvig foi implementado, já foram registrados 410,9 mil requerimentos para fiscalização de produtos e insumos agropecuários. Hoje, cerca da metade das unidades do Mapa operam com a ferramenta. O objetivo é que até o final do ano ela já esteja em funcionamento em todo o país.

A reportagem é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, adaptada pela Equipe AgriPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint