Mapa confirma aftosa no Mato Grosso do Sul

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Mapa comunicou ontem a ocorrência de um foco de febre aftosa no município de Eldorado, na região sul do Mato Grosso do Sul. O Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), do Mapa, em Recife, confirmou o diagnóstico para a febre aftosa em amostra colhida em bovinos na Fazenda Vezozzo.

Após a confirmação da doença em 153 animais, foram adotados todos os procedimentos de emergência recomendados, incluindo a interdição da propriedade e o sacrifício de todos os seus 582 animais. De acordo com o Lanagro, os bovinos da Fazenda Vezozzo foram contaminados pelo vírus tipo O da febre aftosa.

O Mapa informou ainda que adotou outras medidas para conter a disseminação da doença, tais como a inspeção das propriedades rurais em um raio de 25 km e investigação epidemiológica para identificar a origem do foco.

Além das ações já aplicadas, o ministério está implantando postos de fiscalização e medidas de biossegurança, com restrição do ingresso na propriedade, exceto dos profissionais e funcionários que trabalham no caso e inspeção clínica de todos os animais.

Tão logo se confirmou o diagnóstico, o Mapa enviou comunicação da ocorrência da doença à OIE, em Paris, ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), aos países vizinhos e aos países e blocos econômicos com os quais o Brasil mantém intercâmbio comercial.

Veja mais notícias no BeefPoint:

CNA: aftosa no MS não vai prejudicar exportações

Mapa: é cedo para avaliar impacto nas exportações

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?