Lucro da líder de mercado na China cresceu 94% em 2004
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O lucro líquido da companhia, localizada em Inner Mongolia, foi de 319,4 milhões de yuan (US$ 38,63 milhões), ou 0,357 yuan (US$ 0,043) por ação. O movimento de vendas aumentou em 77,2% para 7,2 bilhões de yuan (US$ 870,99 milhões).
Os ganhos nos lucros da companhia ultrapassaram os ganhos de seus competidores, Yili Industrial e Bright Dairy, que apresentaram aumentos anuais de 19,8% e 12,6%, respectivamente.
Com 84,5% das vendas, o leite fluido continua sendo o direcionador de lucros da Mengniu. A venda de sorvetes representou 11,2% e, a de outros produtos lácteos, 4,3%. A participação da companhia no mercado de leite fluido aumentou de 17% em 2003 para 22% em 2004, de acordo com a AC Nielsen.
Ainda, a grande competição na indústria reduziu seu preço médio de venda em 3,8%. A margem de lucro bruto se contraiu em 2,8%, para 22,3%. "Nós conseguimos o menor declínio na margem de lucro devido ao efetivo controle de custos e ao aumento da alavancagem operacional", disse o diretor executivo da empresa, Yao Tongshan. O preço médio de venda deve se estabilizar este ano, segundo ele.
"A Mengniu tem vantagens com relação a seus competidores domésticos porque seus produtos podem ser vendidos em Hong Kong, o que pode ajudar a reduzir sua pressão sobre as margens", disse o diretor da agência corretora, Prudential Brokerage, Kingston Lin.
A Mengniu está planejando lançar novos sabores de iogurte e bebidas lácteas, além de leite em pó, para satisfazer a demanda dos consumidores. A empresa espera expandir a capacidade de produção para 2,75 milhões de toneladas até o final deste ano.
Em 07/04/05 - 1 Yuan Chinês = US$ 0,12097
8,26650 Yuan Chinês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: The Standard (por Gladys Tang), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.