Beber leite pode proteger contra câncer de intestino, sugere um novo estudo sobre os hábitos de consumo de leite feito com mais de meio milhão de pessoas, publicado no periódico Journal of the National Cancer Institute. O câncer de cólon é agora o terceiro câncer mais comum do mundo. Quase um milhão de pessoas são diagnosticadas com esta doença a cada ano.
A pesquisa sugere uma conexão entre o cálcio e a redução dos riscos de câncer cólon-retal. Estudos com animais mostraram que o cálcio, um importante sinalizador para a organização das células do cólon, pode desacelerar o crescimento celular no intestino e liminar o primeiro estágio de desenvolvimento do tumor. Um estudo anterior mostrou que infecções que causam diarréia também parecem impedir o progresso do câncer possivelmente devido ao fato de estas desencadearem um influxo massivo de cálcio nas células intestinais.
Porém, pesquisas epidemiológicas ainda precisam comprovar a ligação entre a ingestão de alimentos ricos em cálcio e o decréscimo no risco de câncer de cólon - provavelmente porque a maioria dos estudos foi pequeno e com pouco poder estatístico para detectar efeitos moderados do cálcio na dieta.
Desta forma, o pesquisador do Brigham and Women's Hospital e da Escola de Medicina de Harvard, Eunyoung Cho e seus colaboradores compilaram dados de 10 diferentes estudos, extraindo informações sobre ingestão de leite, queijos, iogurte e suplementos de cálcio, bem como diagnósticos de longo prazo de câncer cólon-retal. Quase cinco mil pessoas dos grupos de estudos foram diagnosticadas com a doença durante o período analisado.
Eles descobriram que as pessoas que bebem pelo menos 250 mililitros de leite por dia tiveram 15% menos chance de ter câncer cólon-retal do que as pessoas que bebiam quase nada. O queijo e o iogurte tiveram efeitos fracos, provavelmente porque as pessoas ingerem muito menos destes alimentos.
O consumo geral de cálcio, que incluiu suplementos, também foi associado com o decréscimo do risco de desenvolvimento da doença. Depois de cerca de 1000 miligramas de cálcio diário - cerca de três copos grandes de leite - os benefícios se estabilizaram.
"Como o cálcio está envolvido em muitas funções do corpo, nós precisamos entender sua ampla gama de efeitos para a saúde antes de fazer recomendações", disse Cho.
Fonte: NewScientist.com (por Anna Gosline), adaptado por Equipe MilkPoint
Leite pode proteger contra câncer de intestino
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.