Leite: missão brasileira negociará abertura de mercado mexicano
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo o diretor do Dipoa, há dois anos o governo brasileiro negocia a abertura do mercado mexicano para os produtos brasileiros. Ele informou que em 2003 o ministério enviou o primeiro relatório com as respostas do questionário em que o governo do México solicita informações sobre a defesa sanitária animal no Brasil. "Uma nova versão foi levada ao governo pelo adido agrícola mexicano no final de dezembro", explicou Oliveira. O principal questionamento é sobre o controle da aftosa no Brasil, onde 15 estados são considerados livres da doença.
Na avaliação do diretor não há mais argumento técnico para manter o entrave para a entrada dos produtos brasileiros no México. "Agora vamos saber junto às autoridades sanitárias do governo mexicano o que ainda falta para abrir o mercado". O México é um grande comprador de lácteos. De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o país é o segundo maior importador mundial destes produtos, com cerca de US$ 1 bilhão anuais. Os principais fornecedores são os Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Nova Zelândia.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.