ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite importado recebe tarifa compensatória

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/02/2001

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) estabeleceu tarifas antidumping para a importação e leite em pó na sexta-feira passada, depois de se convencer de que havia concorrência desleal. As tarifas atingem exportadores do Uruguai, país que recebeu a taxação mais pesada, de 16,9%. Em seguida veio a União Européia (UE), com 14,8% sobre o produto exportado, enquanto a Nova Zelândia ficou com 3,9%. É o que informa reportagem de Ayr Aliski, publicada hoje na Gazeta Mercantil.

As discussões para chegar à aplicação destas medidas compensatórias sobre as importações de leite em pó demoraram dois anos, mas foi comprovada a prática de dumping, ou venda de produto abaixo do preço de custo, por parte dos exportadores, de acordo com denúncias feitas por produtores brasileiros.

A Argentina e a Arla Foods Ingredients, da Dinamarca, também acusadas de dumping, aceitaram adotar preços mínimos nas exportações de leite em pó para o Brasil. Em acordo firmado com o governo brasileiro, a Argentina aceitou que o valor mínimo da tonelada de leite em pó será negociado a US$ 1,9 mil, enquanto a Arla Foods aceitou fixar o preço mínimo em US$ 2 mil.

O chefe do departamento econômico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Vicente Nogueira Netto, prevê a retomada no crescimento da pecuária leiteira nacional a partir da decisão da Camex. A estimativa é que o Brasil produza 21 bilhões de litros de leite este ano, aumento de 5% sobre os 20 bilhões de 2000. A investigação sobre o dumping no leite foi aberta em janeiro de 1999, a pedido da CNA.

(Por Ayr Aliski, para Gazeta Mercantil, 28/02/01)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint