ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite em Goiânia tem lucro determinado no varejo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/08/2004

1 MIN DE LEITURA

1
0
Um acordo feito ontem entre a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-GO) e a Associação Goiana de Supermercados (Agos), no Ministério Público de Goiás, limitou o lucro do varejo com a venda de leite. A partir de agora, o varejista poderá adotar uma margem bruta de até 25% na comercialização de leite em embalagem Tetra Pak e de até 20% para o leite em saquinho. Na próxima semana, as duas entidades assinarão um Termo de Ajustamento de Conduta que limitará também a quantidade de produtos que cada consumidor poderá comprar em promoções.

Ao limitar a margem de lucro com a venda de leite, o superintendente do Procon-GO, Antônio Carlos de Lima, estima que o preço máximo ao consumidor chegue a R$ 1,60 para o longa vida e R$ 1 para o leite embalado em saquinho. O lucro máximo deverá ser calculado sobre o preço da nota fiscal de venda do laticínio, que será verificada pelo Procon no monitoramento do acordo nos supermercados. O superintendente lembra que o Código de Defesa do Consumidor não prevê o tabelamento de preços, mas o Artigo 39 fala do combate a preços abusivos e sem justa causa.
A proposta foi aprovada, em assembléia, pelos associados da Agos. O presidente da entidade, João Geraldo Lopes, afirma que a margem de lucro líquida obtida com a venda de leite ficará entre 3% e 5% para o supermercado. "É um porcentual satisfatório. A proposta é justa porque facilita o controle de abusos", diz Lopes.

A presidente da Associação das Donas de Casa de Goiás, Maria das Graças Santos, convoca o consumidor a exigir do supermercado as notas fiscais de compra para verificar se o acordo está sendo cumprido. "Agora, teremos alguma referência", destaca.

Fonte: O Popular/GO (por Lúcia Monteiro), adaptado por Equipe MilkPoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE LUIZ RIBEIRO

PASSOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/08/2004

Parabéns às lideranças de Goiás.

No ano passado, enviei correspondência a este site sugerindo um projeto de lei federal limitando as margens de lucro do atacado e varejo , pois só assim teremos um controle dos lucros abusivos dos supermercados e laticínios.
MilkPoint AgriPoint