Leite em Goiânia tem lucro determinado no varejo

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Um acordo feito ontem entre a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-GO) e a Associação Goiana de Supermercados (Agos), no Ministério Público de Goiás, limitou o lucro do varejo com a venda de leite. A partir de agora, o varejista poderá adotar uma margem bruta de até 25% na comercialização de leite em embalagem Tetra Pak e de até 20% para o leite em saquinho. Na próxima semana, as duas entidades assinarão um Termo de Ajustamento de Conduta que limitará também a quantidade de produtos que cada consumidor poderá comprar em promoções.

Ao limitar a margem de lucro com a venda de leite, o superintendente do Procon-GO, Antônio Carlos de Lima, estima que o preço máximo ao consumidor chegue a R$ 1,60 para o longa vida e R$ 1 para o leite embalado em saquinho. O lucro máximo deverá ser calculado sobre o preço da nota fiscal de venda do laticínio, que será verificada pelo Procon no monitoramento do acordo nos supermercados. O superintendente lembra que o Código de Defesa do Consumidor não prevê o tabelamento de preços, mas o Artigo 39 fala do combate a preços abusivos e sem justa causa.
A proposta foi aprovada, em assembléia, pelos associados da Agos. O presidente da entidade, João Geraldo Lopes, afirma que a margem de lucro líquida obtida com a venda de leite ficará entre 3% e 5% para o supermercado. "É um porcentual satisfatório. A proposta é justa porque facilita o controle de abusos", diz Lopes.

A presidente da Associação das Donas de Casa de Goiás, Maria das Graças Santos, convoca o consumidor a exigir do supermercado as notas fiscais de compra para verificar se o acordo está sendo cumprido. "Agora, teremos alguma referência", destaca.

Fonte: O Popular/GO (por Lúcia Monteiro), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Jose Luiz Ribeiro
JOSE LUIZ RIBEIRO

PASSOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/08/2004

Parabéns às lideranças de Goiás.

No ano passado, enviei correspondência a este site sugerindo um projeto de lei federal limitando as margens de lucro do atacado e varejo , pois só assim teremos um controle dos lucros abusivos dos supermercados e laticínios.
Qual a sua dúvida hoje?