Ontem, a Assembléia Legislativa do RS começou por Santa Rosa uma série de cinco audiências públicas para discutir o baixo preço do leite pago ao produtor. O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Elvino Bohn Gass (PT), ressalta que é preciso buscar alternativas para evitar que os valores caiam ainda mais.
Dentro de duas semanas, a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa (AL) deverá ter diagnóstico da crise leiteira no estado com apontamentos que serão entregues ao governador Germano Rigotto. A expectativa é de Gass. "Na sexta, vamos a Erechim, depois Vale do Taquari e Litoral Sul", adiantou. "Precisamos ouvir os produtores para ver políticas que podem ser tratadas", pontuou.
Ontem, em Carazinho, produtores do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) reivindicaram apoio. O líder do MPA, Plínio Simas, pediu restrição da entrada de produtos da Argentina e Uruguai.
Também nesta segunda-feira, o deputado Jerônimo Goergen (PP) encaminhou ofício à empresa Parmalat pedindo explicações sobre as dívidas que não foram quitadas pela empresa com produtores, fornecedores e transportadores. "A Parmalat garantiu que 40% da dívida seriam pagos até o dia 15 de julho, o que não ocorreu. Os outros 60% seriam quitados em julho do próximo ano", lembra.
A Parmalat tem, conforme cálculos do governo federal, uma dívida estimada em R$ 40 milhões com pequenos produtores brasileiros de leite. Estima-se que 100 mil pessoas foram atingidas pela crise da companhia no Brasil, nos dois últimos anos.
A empresa tem uma fatia de 4,7% do mercado formal de leite no país, mas há regiões onde 80% dos produtores entregam leite à Parmalat.
Fonte: Clic RBS/Agrol e Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Legislativo gaúcho debate preço do leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.