Laticínios criam clubes de compra para fornecedores

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 4 minutos de leitura

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Na busca pela fidelização dos fornecedores e melhoria da competitividade, alguns laticínios lançaram ou estão lançando os chamados clubes de compra, através dos quais os produtores têm acesso a produtos em condições diferenciadas de preço. Por outro lado, os fornecedores de insumos passam a ter à sua disposição o apoio dos laticínios para divulgação dos produtos, bem como garantia de pagamento, dentro do limite estabelecido pelo laticínio para cada fornecedor, a partir do volume de leite entregue.

A mutinacional francesa Danone é um dos exemplos. "O Clube de Leite da Danone tem a finalidade estimular o profissionalismo, o qual é necessário em qualquer atividade", afirma Carlos Gimenes, Coordenador de Fomento no Campo da Danone. "A pecuária de leite é uma atividade complexa, na qual devemos trabalhar de maneira harmônica dentro de toda a cadeia para obtermos bons resultados", ressalta Gimenes.

"A Danone acredita que todos os seus fornecedores devem participar do processo de aprimoramento da atividade leiteira. Por isso, foi desenvolvido o Clube do Leite, um conjunto de ações e projetos destinados ao desenvolvimento da pecuária de leite. Um dos projetos que faz parte do Clube do Leite é o Clube de Compras de Insumos e Serviços Danone", exemplifica Gimenes.

A DPA, joint-venture envolvendo Nestlé e Fonterra, é pioneira na área, com seu Clube de Compras de Insumos e Serviços. "O grande detalhe é agregar valor ao negócio do produtor e torna-lo mais competitivo", afirma Mário José Netto de Rezende, Especialista Técnico ao Produtor de Leite da DPA. Ele cita que o Clube de Compras de Insumos e Serviços está gerando um movimento de R$ 1.000.000,00/mês e tem um potencial muito maior. Segundo ele, essa estratégia foi primeiramente desenvolvida no Brasil, porém a ideologia do clube já esta sendo levado para outros mercados onde a DPA atua.

Gimenes afirma que a Central de Compras da Danone já havia sido adotada em outros países nos quais a empresa atua, porém, a unidade brasileira é um projeto da Danone Brasil. Segundo ele, "há estimativa de atender 80% dos nossos produtores, movimentando o equivalente a 30% do custo de produção do leite in natura".

Rezende, da DPA, afirma que em geral há uma boa aceitação pelos produtores, mas que a DPA está buscando desenvolver novas parcerias para agregar mais vantagens neste serviço e poder oferecê-las ao produtor, agregando mais ao seu negócio.

Gimenes confirma que "no início, até o próprio conveniado teve certa resistência em trabalhar com o Clube de Compras por não perceber as vantagens que o mesmo oferece, mas com um trabalho de divulgação e conscientização, os mesmos estão vendo o Clube como um grande diferencial".

A Itambé, segundo maior laticínio do país e maior cooperativa de lácteos, tem um sistema diferente. Seus produtos estão disponíveis em 24 armazéns, podendo ser normalmente adquiridos pelo cooperado e fornecedor, afirma Grassiano Mendes Barros, gerente dos armazéns da Itambé.

Vantagens dos Clubes de Compras

Os laticínios reportam diversas vantagens para os Clubes de Compra, entre elas garantir para os produtores menores preços dos insumos, pois as empresas conveniadas ao clube fornecem descontos especiais e prazo de até 45 dias no pagamento (40 no caso da DPA), e o auxílio ao produtor no que se refere a fazer a cotação e formação de cargas, reunindo mais produtores para adquirirem o produto e assim tornar o frete mais barato. Segundo Gimenes, "há redução de custo de até 20% na compra de insumos para os grandes produtores, podendo chegar a uma economia ainda maior quando conseguimos levar estes produtos aos médios e pequenos produtores".

Como funciona

Rezende afirma que a operação do Clube da DPA é toda informatizada, sendo que a fornecedora de insumos tem acesso ao crédito do produtor e a situação do produtor através do site da Nestlé. Ele exemplifica que, após ter efetuado a compra, o sistema bloqueará o limite de créditos, impedindo que o produtor ultrapasse o seu limite de compras naquele mês. Segundo ele, "essa operação traz também mais segurança para a empresa fornecedora de insumos que não precisa emitir boletos bancários, pois a operação é feita eletronicamente dentro do sistema DPA e os pagamentos serão todo dia 15, juntamente com o desconto no pagamento do produtor".

Segundo Gimenes, "a partir do momento em que o produtor deseja comprar insumos, o mesmo entra em contato com a empresa conveniada ou com a Central de Compras Danone e faz seu pedido".

Depoimentos

Rui Antonio Gonçalves Pinto e Lucas Rassi, produtores de leite em Goiás, afirmam que o clube de compras da DPA é uma grande alternativa para diminuir custos com a alimentação. Porém, Rassi salienta que se houvesse mais produtores aderidos a este clube, haveria maiores descontos nos produtos.

Para Jéferson Rodrigo Jacinto, produtor de leite em Divinolândia, São Paulo, o clube de compras da Danone possibilitou queda no custo da alimentação dos animais. Segundo Jéferson, este custo corresponde 50% do custo total de produção. Ele complementa que o clube só veio para colaborar com os produtores, principalmente os pequenos e médios produtores, que não tem muito poder de compra. "Através do clube há também a possibilidade de unir pedidos de vários produtores, diminuindo custo com frete e não é mais preciso estocar grandes quantidades de insumos na propriedade", exemplifica Jéferson.

Marita Guazzeli, produtora de leite em Santa Rita de Caldas, Minas Gerais, acredita que houve redução 17% no custo com alimentação dos animais, comprando através do clube de compras da Danone.

Para Marcelo Carvalho, do MilkPoint, os Clubes de Compra representam uma maneira inteligente de reforçar o vínculo entre laticínios e fornecedores, colocando a relação em uma perspectiva de mais longo prazo e menos centrada no curto prazo."Ao melhorar sua oferta de serviços, os laticínios colocam na mesa de negociação um pacote mais amplo, dentro do qual o preço passa a ser apenas uma das variáveis", comenta.

Fonte: MilkPoint
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Dilemar Barboza Araujo
DILEMAR BARBOZA ARAUJO

EM 14/11/2018

As informaçoes sao precisas e de bom grado para mim, terei mais experiencia com as mesmas.
Rogerio Silva de Lima
ROGERIO SILVA DE LIMA

TEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/05/2005

O clube de compras já não seria uma espécie de cooperativa? Como ter fidelização dos produtores? Como foi falado, os próprios produtores são donos das cooperativas e nem assim são fiéis. Acho que fidelização se traduz em preço e é difícil tirar o foco disso. Talvez o clube de compras possa ter uma estrutura mais leve do que a maioria das cooperativas, mais profissional também, daí conseguir repassar insumos a custo menor, o que seria o fim das cooperativas, porque a fidelidade é preço mais baixo.



Milena Karla Soares
MILENA KARLA SOARES

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 04/05/2005

O Clube de compras enfraquecerá as cooperativas de leite?



<b>Resposta</b>:



Milena, ótima pergunta. Acredito que os clubes de compra e serviços afins desenvolvidos pelos grandes laticínios certamente fortalecem a posição destes junto aos seus fornecedores, caso sejam bem sucedidos. Dessa forma, comparativamente as cooperativas se enfraquecem, exceto se investirem em maior fidelização dos seus fornecedores e conseguirem diferenciais de preço sustentáveis, no longo prazo. Vale lembrar que, naturalmente, as cooperativas estão em melhor posição do que os demais laticínios no que se refere à negociação com o produtor (afinal, estes são seus donos). Porém, a história mostra que essa melhor posição, por si só, não é suficiente para garantir a fidelidade do produtor. No meu modo de entender, essa movimentação serve de alerta para as cooperativas. Ou deveria servir.



Marcelo P. Carvalho
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