O Brasil tem chance de melhorar sua performance na exportação de lácteos e a oportunidade que o setor leiteiro vive hoje não pode ser desperdiçada. A avaliação é do agrônomo e PhD em Economia Rural, Lorildo Aldo Stock, da Embrapa Gado de Leite de Minas Gerais. Segundo ele, o Brasil tem conseguido êxito na substituição das importações de lácteos, mas precisa manter o espaço conquistado.
Para o especialista, no cenário mundial, há "uma boa vantagem" comparativa, tanto em custo de produção quanto em potencial de aumento de produtividade.
Em dólar, revela, os preços ao produtor no Brasil são comparáveis aos de Nova Zelândia, Argentina, Índia e Paquistão. "Dentre eles, o Brasil tem a melhor condição de aumentar a produção", afirma Stock.
Para ele, a Rondônia vem se apresentando como promissor produtor de leite, "com as maiores taxas de crescimento da produção no País". E a tendência é de aumento no volume, segundo Stock, que afirma que a qualidade será determinante para a sobrevivência no mercado.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.