Lácteo brasileiro ganha espaço no mercado internacional

Publicado por: MilkPoint

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Este ano, a balança comercial de lácteos no Brasil vai dar uma reviravolta. Pela primeira vez na história, o País passará da condição de importador para exportador desses produtos. A mudança é resultado do avanço das exportações de derivados de leite com maior valor agregado, que estão ganhando importantes espaços do mercado internacional.

Apenas de janeiro a maio, a venda de lácteos para o mercado externo atingiu a marca de US$ 23,8 milhões, o que representa crescimento de 106% sobre os US$ 11,6 milhões registrados em igual período de 2003, segundo a Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ao todo, foram 17,6 mil toneladas vendidas ao exterior.

Só em maio, esse aumento foi de 188,7%, passando de US$ 2,5 milhões para US$ 7,3 milhões. "A gente já está com a balança comercial praticamente zerada", observa o assessor da CNA, Marcelo Martins. Até dezembro, as estimativas mais modestas calculam que o montante atinja, US$ 80 milhões, o que vai equilibrar a balança brasileira ou ajudá-la, pois as importações de lácteos têm diminuído muito. Nos cinco primeiros meses do ano, as importações recuaram 44,3%, de US$ 54,5 milhões para US$ 30,4 milhões. "Caminhamos para um superávit anual de lácteos, algo que nunca tivemos", diz o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Gilman Viana Rodrigues.

Mercado doméstico ruim para o setor e o câmbio favorável à exportação são os principais responsáveis pelos bons resultados das exportações, explica Rodrigues. "Temos mercado para vários produtos de maior valor agregado, de queijo a doce de leite", diz. "Mas precisa haver qualidade e padrão tecnológico e sanitário de ponta", reforça. Até 2003, o principal produto exportado era o leite condensado. Este ano, o produto continua importante, mas houve ampliação de leite em pó fracionado e não-fracionado. "O Brasil tem conseguido se destacar nas licitações da Organização das Nações Unidas (ONU) para o World Food Program", lembra Marcelo Martins. As conquistas do setor são creditadas a importantes estratégias adotadas no passado. "As medidas antidumping de 2001 foram fundamentais, pois as importações de lácteos caíram substancialmente. O segundo fator é a manutenção do preço do leite em patamares altos no exterior", justifica.

Fonte: Superávit, adaptado por Equipe MilkPoint
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