Kraft restringe anúncio de produto calórico
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Em um movimento inédito, a Kraft Foods, maior fabricante de alimentos dos EUA, anunciou ontem que vai tirar de circulação anúncios de produtos sem valor nutritivo ou com alto teor calórico veiculados em programas e publicações para crianças de até 11 anos.
A empresa enfrenta uma queda nas vendas de biscoitos, um de seus carros-chefes, e tenta reformular sua estratégia de vendas, adotando embalagens menores e apelando aos consumidores preocupados com a forma.
Entre os produtos afetados pela nova restrição estão a marca de biscoito Oreo e vários outros, salgadinhos e doces comuns na lancheira das crianças, cujo valor nutritivo, segundo a fabricante, é inexpressivo. Os anúncios devem ser retirados de circulação paulatinamente até o fim deste ano. Anteriormente, a Kraft já trabalhava com uma restrição dos anúncios para crianças com menos de seis anos.
"Estamos trabalhando em maneiras de incentivar tanto os adultos quanto as crianças a comer de maneira mais inteligente, optando por dietas mais balanceadas em termos nutricionais", disse Lance Friedmann, vice-presidente da Kraft para saúde e bem-estar, em comunicado à imprensa.
A medida faz parte de uma estratégia para lidar com as crescentes preocupações do público americano com a obesidade infantil. Segundo pesquisas, 15% das crianças nos EUA estão acima de seu peso ideal.
Biscoito X arroz integral
Outra mudança anunciada é a adoção de um selo nas embalagens de determinados produtos considerados mais nutritivos ou saudáveis -com menor teor de açúcar e gordura. Arroz integral, leite semidesnatado e refrescos sem açúcar são alguns itens que devem receber a etiqueta "Sensible Solution" ("solução sensata", em português) e substituir as guloseimas nas campanhas de marketing da empresa.
O critério para a seleção desses produtos, segundo a Kraft, foi estabelecido pela empresa com base no documento Diretrizes para a Dieta Americana em 2005, além de critérios estabelecidos pela FDA -a agência reguladora do setor nos de comida e remédios nos EUA-, pela Academia Nacional de Ciências e por outros órgãos de saúde pública.
"Ambas as iniciativas anunciadas hoje [ontem] fazem parte de esforços mais amplos para lidar com a preocupação dos consumidores com saúde e bem-estar, incluindo o desafio para a saúde mundial que é o aumento das taxas de obesidade", diz a empresa no comunicado à imprensa.
No Brasil, a Kraft Foods argumenta que sempre manteve uma "comunicação responsável" com os seus consumidores. Segundo a companhia, já está definido que há um cronograma de adequação de campanhas de marketing para o público infantil de 6 a 11 anos. "A medida entra em vigor em todos os demais países nos quais a Kraft está presente, inclusive o Brasil, até o final de 2006, respeitando-se os contratos em vigor", disse a Kraft em nota. Entre os produtos da Kraft mais conhecidos no Brasil, além do Oreo, estão os chocolates Milka e Toblerone.
Hoje, 64,5% dos americanos com mais de 20 anos estão acima do peso, 30,5% são obesos e 4,7% são severamente obesos, segundo a AOA (Associação Americana de Obesidade, pela sigla em inglês).
De acordo com o CSPI, ONG americana, um quarto das crianças americanas com idades entre 5 e 10 anos tem pressão alta, nível elevado de colesterol e outros fatores de risco para doenças coronarianas em decorrência do excesso de peso.
"Os pais tentam fazer os seus filhos comerem bananas, verdura e pão integral, mas essas mensagens são superadas pela propaganda de batata frita, biscoitos e doces", diz Margo Wootan, do CSPI.
Fonte: Folha de São Paulo, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.