A Kraft Foods, uma das maiores produtoras de alimentos do mundo, começou vender queijos macios na Rússia e tem um agressivo plano de expansão para se tornar líder neste mercado dentro de sete anos.
A Rússia será o primeiro país da Europa onde os queijos macios da Kraft serão vendidos. Os primeiros lotes já chegaram às lojas russas em três formatos: queijo macio em uma bandeja, queijos "a la carte" e queijos fatiados.
"No começo, estará disponível o queijo cremoso acrescido de sabor. Nós temos informações de que mais de 80% do consumo de queijo fundido é de queijo cremoso com sabor", disse o diretor corporativo da Kraft Foods na Rússia, Kirill Bolmatov. "No entanto, planejamos aumentar nossa gama de sabores", disse ele, acrescentando que os produtos estão atualmente sendo importados da fábrica da empresa Namur, na Bélgica.
Entretanto, a Kraft disse que planeja dar início à fabricação local, à medida que busca expandir nacionalmente, ramificando-se de seu atual foco em Moscou. "Para ter fornecimentos ininterruptos e para reagir rapidamente aos pedidos dos consumidores, é necessário passar da importação para a fabricação local. Nós ainda não temos planos específicos de construção de fábricas, mas estamos em processo de estudar diferentes opções".
Até agora, a Kraft investiu no desenvolvimento da rede de distribuição e suporte de comercialização. Dados específicos não foram divulgados, mas representantes da companhia disseram que a empresa "planeja gastar mais que qualquer outro competidor". Algumas notas saídas na imprensa informam que a Kraft planeja ficar entre os três maiores no mercado de queijos da Rússia dentro de cinco a sete anos.
"Nós temos uma grande experiência, os melhores especialistas e recursos poderosos. Isso nos permite criar queijos macios de alta qualidade, enriquecidos com cálcio em uma embalagem atraente", disse Bolmatov, acrescentando que "as pesquisas mostram que a nossa marca KRAFT tem um sabor melhor, é mais bonita e atraente para os consumidores do que qualquer outra marca competidora".
Os principais competidores da Kraft na Rússia são Valio e Hochland, que ocupam 57% do volume de mercado e 69% do valor do mercado. Os principais fabricantes russos que competem com a Kraft são Karat e Voronej Yantari, de Moscou.
A Kraft Foods já é líder mundial no mercado de queijos com cerca de 10% de participação. A firma também controla mais de um terço das categorias de queijos macios e cremosos.
"A Rússia é uma prioridade para nós. Temos investido muito na fabricação e nossas marcas são populares entre os consumidores russos. Agora começamos uma atividade em uma nova categoria no mercado russo, mostrando mais uma vez a seriedade de nossas intenções e que nossos planos são para longo prazo", disse o diretor geral da Kraft Foods na Rússia, Michel Boon.
Fonte: Dairy Reporter (por Angela Drujinina), adaptado por Equipe MilkPoint
Kraft Foods investe no setor de queijos da Rússia
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.