A Unilever informou ontem ao mercado e aos funcionários que irá, num prazo de 12 meses, fechar a fábrica de sorvetes Kibon, instalada em São Paulo. A unidade fica no bairro do Brooklin, zona Sul da Capital.
Toda a produção será transferida para duas outras unidades, em Valinhos, no interior paulista, onde a Unilever mantém um complexo industrial, e em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife (PE), onde fica a produção de picolés.
Para justificar a decisão, a empresa alega que a localização da fábrica impede os investimentos em expansão e modernização industrial. Outro problema é a limitação da logística de distribuição em São Paulo.
O Sindicato dos Empregados em Empresas de Industrialização Alimentícia de São Paulo e Região (Sindeeia) alega que 1,5 mil trabalhadores seriam demitidos com a transferência da fábrica. A Unilever negou a informação em nota, ontem. No comunicado, a empresa afirma que a medida afetará 343 pessoas, todas ligadas à área fabril.
Para reduzir a resistência à decisão, a Unilever antecipou-se e anunciou que irá oferecer "ao final do processo", para os trabalhadores que ficarem na unidade até o fim dos 12 meses, apoio para recolocação no mercado de trabalho, abonos adicionais, ampliação da assistência médica, seguro de vida em grupo e treinamento profissionalizante para "melhorar a empregabilidade".
A empresa diz ainda que tentará recolocar os trabalhadores em outras unidades ao longo desse período. O sindicato afirma que, embora haja "boa vontade" da empresa em remanejar trabalhadores, a opção é complexa, "dada a distância" destas cidades em relação a São Paulo.
Fonte: O Estado de S.Paulo, adaptado por Equipe MilkPoint
Kibon anuncia fechamento de unidade em SP
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.