Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Inflação faz consumo de commodities cair no Brasil, aponta Kantar

A mais recente edição do Consumer Insights - relatório produzido pela Kantar, apontou uma queda no consumo de commodities no Brasil. Leia!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 17/12/2021 - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Ao olhar os gastos do brasileiro com a cesta básica, é possível notar que o consumo de commodities (especialmente açúcar, café torrado e óleo de soja) caiu 2% em unidades entre janeiro e setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. A principal razão para isso está no aumento de 25% no preço dos itens.

A mais recente edição do Consumer Insights — relatório produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que contou com a participação de 11.300 lares de todo o Brasil — ainda aponta que a queda está ligada à aquisição de artigos práticos e de indulgência. Prova disso é que itens de mercearia doce (a exemplo de chocolates e biscoitos) cresceram 9,6% em unidades, e de mercearia salgada (como salgadinhos, molhos e massa instantânea) apresentaram alta de 1,6%.

Continua depois da publicidade Agroceres

O consumo varia de acordo com o perfil de cada classe. Por exemplo, os que buscam conveniência têm entre 25 e 34 anos e pertencem às classes D e E. Já a busca pelo sabor e prazer é feita principalmente por maiores de 45 anos e da classe C.

Independentemente das escolhas, os bens de consumo massivo (FMCG) apresentaram alta no preço médio. A Kantar dividiu os itens em dois segmentos: os básicos tiveram crescimento de 17% no valor e os indulgentes de 9%. No decorrer de um ano, o energético (+8,1 pontos de penetração), a batata congelada (+6,6 pp), os empanados (+6,6 pp) e o chocolate (+6,1 p.p.) foram os produtos que mais ganharam novos lares compradores.

Quando a categoria é bebida, refrigerante é a que mais se destacou durante o terceiro trimestre de 2021. O produto, consumido pelos brasileiros principalmente aos fins de semana e no jantar, apresentou alta em todas as classes sociais: A e B (+9,2 pp), C (+6,7 pp) e D e E (+4,9 pp).

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

É válido destacar que o consumo em curto prazo está sendo retomado em todas as regiões brasileiras, com alta de 2% em unidades no total Brasil entre o terceiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021. A Grande Rio foi a principal, com crescimento de 6%. Já a Grande São Paulo, no entanto, aparece no fim da fila, com queda de 2,1%.

As informações são da AD Comunicação & Marketing.

Leia também > Kantar traz 3 possíveis projeções para o consumo domiciliar

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?