A joint venture entre a gigante do setor de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, e o maior grupo de lácteos da Europa, Arla Foods, feita no Reino Unido, está crescendo, apesar de o mercado de manteiga estar declinando.
O diretor da Arla Foods, Kim Nielsen, disse que a visão que atraiu os dois competidores no mercado britânico juntos em 2001 foi alcançada. A joint venture permitiu uma participação de 90% no mercado de manteiga, parte significativa no mercado de gorduras amarelas no qual a manteiga compete com a margarina.
As marcas de manteiga Lurpak, da Arla, e Anchor, da Fonterra, estão "sãs e salvas" no Reino Unido e foram distribuídas de forma mais ampla e eficiente do que anteriormente.
Historicamente, a Nova Zelândia esteve fortemente posicionada na parte sul da Inglaterra, e os produtores dinamarqueses trazendo os produtos pelos portos do norte eram fortes nesta região. "Por muitos e muitos anos, os nortistas compravam manteiga Lurpak e os sulistas compravam a Anchor", disse Nielsen.
O desafio era conseguir um produto no meio desses fortes competidores, disse ele. "Por muitos anos, ambos tentamos abocanhar um pedaço das posições de mercado do outro sem muito sucesso".
O pensamento por trás do acordo entre as duas gigantes era que seria melhor colocar os produtos nesses mercados de forma pacífica. O controle acionário - 75% da Arla e 25% da Fonterra - reflete o tamanho relativo do negócio existente.
Nielsen disse que não ocorreram mudanças fundamentais no fato de os consumidores no sul da Inglaterra preferirem a Anchor, mas onde antes existia duas redes de distribuição, hoje existe somente uma. A fabricação e a embalagem foi racionalizada. As vendas anuais foram de cerca de 300 milhões de euros (US$ 361,20 milhões).
A Arla tem uma história similar à da Fonterra. A pressão para consolidação das 1650 cooperativas de lácteos da Dinamarca resultou no estabelecimento de um grupo na década de setenta a partir de três companhias. Essas se uniram e adquiriram outras para formar a MD Foods. Em 1982, a MD Foods se uniu com a segunda maior cooperativa da Dinamarca para controlar 90% da produção de leite neste país.
Em 1999, a Arla controlava 65% dos produtos lácteos da Suécia. Esta, então, se uniu com a MD Foods em 2000 para criar a Arla Foods. Em 2003, a Arla se uniu com a fornecedora de lácteos líder da Inglaterra, Express Dairies.
Em setembro, a Arla se reorganizou em quatro segmentos de negócios, consumidores nórdicos, consumidores britânicos, consumidores internacionais e ingredientes globais.
Nielsen, que é responsável pela Inglaterra, acredita fortemente nas cooperativas nas mãos de produtores. Existe uma "aliança natural" entre os produtores de leite e os comerciantes, particularmente à medida que os consumidores e varejistas se tornam mais preocupados em rastreabilidade e segurança dos produtos.
"Eu certamente acho que as cooperativas são uma boa idéia. Mais adiante, a maior parte do mercado de lácteos será suprida por cooperativas realmente internacionais. Os conglomerados como Nestlé e Kraft continuarão lá, mas estarão em segmentos do mercado de lácteos. A maior porção do leite fluido e dos produtos lácteos frescos estará das mãos dos principais grupos de cooperativas".
A razão de a Fonterra existir é obter o máximo de leite possível e adicionar o máximo de valor possível de forma que possa pagar um preço decente aos produtores, disse ele. A Nova Zelândia tem uma vantagem em tentar obter um crescimento em seus negócios de lácteos porque não existem neste país cotas de produção.
"Na Europa, nós temos a restrição das cotas. Você não pode aumentar sua produção de leite. Na Europa, se o mercado não está crescendo, então a única forma de crescer é direcionar para áreas de novos produtos, ou gerar crescimento pela união de cooperativas". Nielsen espera que as cooperativas fiquem maiores.
Ele disse que a Fonterra impressionou no cenário mundial e está obtendo sucesso ao focar em oportunidades de crescimento na Europa.
Em 29/09/05 - 1 Euro = US$ 1,20400
0,83056 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Stuff.co.nz (por Pam Graham), adaptado por Equipe MilkPoint
JV entre Arla e Fonterra ganha força no Reino Unido
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.