O vice-governador e secretário da Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti, repassou à Associação de Criadores de Gado Jersey do estado, por meio de convênio, um cheque no valor de R$ 30 mil. O contrato foi firmado também pelo diretor-geral da Secretaria, Newton Pohl Ribas, e pelo presidente da Associação, Nelci Mainardes, e prevê a aplicação dos recursos no melhoramento genético e na classificação para tipo de animais.
Trata-se do primeiro convênio direcionado para a entidade e o trabalho deve começar pelos 40 maiores criadores paranaenses. "Nunca foi feito um trabalho semelhante no estado e esperamos com isso estar contribuindo para estimular o melhoramento do rebanho leiteiro", destacou Ribas.
Hoje estão registradas 18 mil cabeças de gado Jersey no Paraná e fazem parte da associação 190 criadores. A maioria dos animais se concentra na região de Castro, mas em número de criadores quem se destaca é a região sudoeste.
De acordo com Mainardes, os animais serão avaliados individualmente (aspectos positivos e negativos, formação corporal, qualidade óssea, etc). "Em cima dessa classificação será feita a indicação de touros para a cobertura e qualidade genética", explicou.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.