IPC semanal da FGV tem aumento de 0,83% em 30 dias

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) referente à coleta de preços entre os dias 23 de maio e 22 de junho, apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou variação positiva de 0,83% (quando comparados com os preços apurados entre os dias 23 de abril a 22 de maio deste ano), com aceleração de apenas 0,06 ponto percentual à taxa mensal verificada na semana anterior (0,77%).

Os grupos de alimentação, educação e transporte foram os principais responsáveis pela aceleração, representado 48,26% das despesas familiares e com peso de 67,95% no índice cheio.

Os alimentos subiram de 1,48% (ante alta de 1,44% no período anterior). Os custos com educação evoluíram de uma deflação de 0,02% para ligeiro aumento de 0,14% e as despesas com transporte saíram de uma variação positiva de 0,59% para uma alta de 1,17%.

As maiores variações positivas nos alimentos ficaram por conta dos itens hortaliças e legumes, laticínios, adoçantes e aves. O tomate figurou entre as maiores altas, com 26,11%; a cebola, 36,96%; e o leite longa vida, 6,60%. No grupo alimentos, poucos itens desaceleraram, apenas frutas, panificados e biscoitos.

Dentre as 12 capitais pesquisadas, Curitiba (PR) apresentou a maior inflação, com alta de 1,21% repetindo a taxa de aumento da apuração anterior. Recife (PE) apresentou a menor taxa, com alta de 0,13% (aceleração de 0,13 ponto percentual, já que anterior havia registrado zero de inflação).

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?