ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pra driblar crise econômica, Betânia lança bebida láctea que não necessita de geladeira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/06/2019

3 MIN DE LEITURA

1
6
Maior fabricante de produtos lácteos do Nordeste, a cearense Betânia iniciou as vendas de uma bebida láctea que não precisa ser conservada em geladeira. O produto é uma aposta da companhia para driblar a crise econômica e, principalmente, a ausência de refrigeração em mais de 60% dos pontos de venda no Nordeste, única região onde atua.
 
Bebida semelhante à que está sendo lançada pela Betânia já vende 1 bilhão de embalagens ao ano no sudeste asiático, onde já se firmou como uma categoria que vem crescendo, na média, 16% ao ano, disse Bruno Girão, presidente da Betânia. O empresário calcula vender 1,2 mil toneladas do novo produto neste ano.
 
 
A Betânia investiu R$ 8 milhões no lançamento da bebida, que vem com o rótulo Yogi&Leve. A bebida é fruto de uma parceria entre a Betânia, a Tetra Pak e a Chr. Hansen, multinacional que desenvolve soluções para indústria alimentícia. Segundo Girão, a bebida passa por dupla pasteurização, o que permite que seja conservada fora da geladeira. Embora sueca, a tecnologia requer pagamento de royalties.
 
Líder no segmento de leite longa-vida (também conhecido como UHT) no Nordeste, com cerca de 41% do mercado, a Betânia teve receita líquida de R$ 777 milhões no ano passado, uma alta de 10% em relação ao ano anterior.
 
Embora o longa-vida seja ainda 40% do seu negócio, a Betânia tem um portfólio de 140 produtos lácteos. Nos primeiros cinco meses deste ano, o mercado de leite longa-vida teve retração de 4% no Nordeste, já a Betânia cresceu 14,8% e deve manter esse ritmo até o fim do ano, prevê Girão.
 
Com o lançamento do Yogi&Leve, a Betânia pretende dar um impulso à categoria, com um produto que foi alinhado às tendências de alimentação saudável: não possui conservantes e tem baixo teor de açúcar. "Queremos trazer de volta consumidores perdidos para outras categorias", disse Girão. 
 
Segundo o empresário, o Yogi&Leve chega às prateleiras com preço acima de concorrentes como achocolatados, porém abaixo do iogurte tradicional (gelado). O preço da embalagem com 200 ml fica em torno de R$ 2,5. "Esse preço menor é possível devido aos menores custos com distribuição, que não precisa ser refrigerada", afirma Girão. "Para entrar na cesta nordestina, essa questão do preço é crítica". 
 
Em paralelo ao lançamento da Yogi&Leve, a Betânia relançou uma marca de uma bebida láctea em sachê de sucesso na região Nordeste nos anos 90 (a BatGut), com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.
 
O empresário diz que há certa frustração em relação à economia, mas que ainda há muito espaço para a Betânia crescer, independentemente do fôlego do PIB. Dos 170 mil pontos de vendas da região, a Betânia só está presente em 50 mil. "Obviamente, o mar não está para peixe e sabemos que o Nordeste sofre mais para sair da crise. Mas enquanto uns choram, outros vendem lenço. Estamos usando a inovação como forma de driblar a crise", diz.
 
Segundo Girão, a Betânia está aproveitando o momento ruim da economia para modernizar as suas cinco instalações industriais. Somente no ano passado, a empresa investiu R$ 30 milhões em atualizações tecnológicas e, em 2019, deve repetir o aporte.
 
Ao mesmo tempo, Girão diz que a empresa está bastante ativa na prospecção de oportunidades de aquisição. A Betânia, que tem o fundo Arlon como sócio, com 20% do capital desde 2015, lucrou R$ 47,7 milhões no ano passado, cinco vezes o ganho do ano anterior. 
 
Vale a pena escutar: 
 
As informações são do jornal Valor Econômico.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/06/2019

Excelente!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures