ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inovação com sustentabilidade será o foco da nova chefia da Embrapa Pecuária Sudeste

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/01/2014

2 MIN DE LEITURA

2
0
Inovação com sustentabilidade será o foco da nova chefia da Embrapa Pecuária SudesteO pesquisador Rui Machado assume a gestão da Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos (SP), nesta segunda-feira (20). Ele substitui o chefe-geral, Maurício Mello de Alencar. Os novos chefes-adjuntos são: o pesquisador da Embrapa Alexandre Berndt, de Pesquisa e Desenvolvimento; o veterinário Marco Aurélio Bergamaschi, que assumiu a chefia de Administração; e, o engenheiro agrônomo André Luiz Novo, na chefia de Transferência de Tecnologia. A solenidade de posse está prevista para o dia 28 de março.

O foco da nova gestão será inovação tecnológica para uma agropecuária sustentável. De acordo com Machado, o plano de trabalho, além de manter os projetos em andamento, inclui algumas linhas prioritárias que devem ser criadas ou ampliadas. O chefe-geral cita, como exemplos, agricultura e zootecnia de precisão e sistemas integrados de produção. Além disso, pretende-se dar ênfase em pesquisas com insumos e produtos alternativos, como produção orgânica, na ampliação de ações com fitoterápicos e, ainda, em estudos com homeopáticos.

Machado destaca que a inovação deve ter foco no aumento de renda no campo e na produção sustentável na região Sudeste. “A Embrapa tem técnicas que colaboram para o aumento da renda no campo, para reduzir os impactos ambientais de produção e melhorar a fixação das pessoas no campo”, explica. Existe a preocupação da nova administração com o estabelecimento de estratégias para que os resultados das pesquisas desenvolvidas, como produtos, serviços e tecnologias, sejam efetivamente implementados, principalmente pelos produtores rurais.

A formação de parcerias, tanto públicas como privadas, também tem relevância no plano de trabalho do novo chefe-geral. “A ampliação de parcerias contribui para acelerar o processo de inovação, mobilizar competências e compartilhar recursos, oportunidades, aprendizados e soluções”, explica.

Apesar do desafio, Rui Machado está otimista em relação à gestão. “É um desafio administrar a Embrapa Pecuária Sudeste, principalmente pela importância que o agronegócio tem para a economia e para a sociedade brasileira. Mas nós podemos contribuir com a disponibilização de tecnologias e serviços”.

Currículo de Rui Machado

O novo chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste é médico veterinário, mestre pela University of Illinois (1993) e doutor em reprodução animal pela Universidade de São Paulo (2005). Pesquisador da Embrapa desde 1987, acumulou experiência em gestão de pesquisa e transferência de tecnologia. Foi chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (2006/2008) e secretário executivo do Comitê Técnico Interno (CTI) da Embrapa Pecuária Sudeste. Preside a Comissão de Ética no Uso de Animais desde 2006. Machado tem experiência em fisiologia e farmacologia da reprodução, manejo reprodutivo animal e em biotécnicas avançadas da reprodução assistida em ruminantes de interesse comercial.

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste.
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE CARLOS MACHADO PIMENTEL

FORTALEZA - CEARÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 22/01/2014

Pela competência técnica e experiência do Dr. Rui Machado, tenho certeza que a Embrapa Pecuária Sudeste vai continuar sendo uma Unidade de fundamental importância na sustentabilidade e competitividade do agronegócio brasileiro. Parabéns a Unidade pela seleção da equipe de gestores. Sucesso para todos.
EDIVAR MARTINI

FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 22/01/2014

Que bom saber que assume alguem que esteja preocupado com sustentabilidade ,pois disso ninguem fala e sem esta desnecessaria as outras atitudes todas . Agropecuaria sem lucro e coisa para politico sobreviver as custas de quem quebra.Parei .

Assistencia tecnica sem lucro melhor não dar e ir fazer parte das enrolater.
MilkPoint AgriPoint