Indústrias estocam e seguram preço do leite em MS
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo a coordenadora da Câmara Setorial do Leite de Mato Grosso do Sul, Adriana Mascarenhas, as indústrias informam que estão pagando na média de R$ 0,50 a R$ 0,52 por litro, valor que não fica longe do pago pelo produto durante o período de entressafra no ano passado.
Comparado a janeiro de 2004 o valor pago ao produtor aumentou na média 66%, mas Adriana afirma que não se pode desprezar o considerável aumento de custo de produção desde então.
Ela explica que a situação ocorre não só em Mato Grosso do Sul, onde o produto é processado pela Saga, Avipal e Líder, como também em outros estados. A isso se soma um conjunto de fatores que também tem pressionado o aumento de demanda. Um deles é o aquecimento econômico e decorrente aumento do consumo interno do produto. Além disso, as exportações também estão aumentando.
Esse cenário, porém, não está mais tão aquecido, devido à desvalorização do dólar frente ao real, que torna o produto nacional menos competitivo no mercado externo. A produção estadual de leite é de 470 milhões de litros ao ano.
Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.