O produtor de leite deverá receber no dia 15 deste mês entre R$ 0,05 e R$ 0,07 menos pelo litro comercializado em julho para a indústria. O indicativo é do presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas, Ernesto Krug, para quem uma série de fatores tornou inviável o pleito do segmento produtivo que, em 28 de julho, propôs que não houvesse redução.
"O preço ao consumidor caiu pela oferta de lácteos, as importações cresceram 62,1% no primeiro semestre e o volume de produção 12%, fica difícil não baixar também para o produtor", justifica.
O diretor de Política leiteira da Fetag, Elton Weber, praticamente descarta a interrupção na entrega do produto como represália. "Com os estoques abarrotados, o que eles mais querem é isso".
A reação terá início hoje, quando a Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa aborda a problemática. Encontro à tarde deve definir ida à Brasília para negociar o fim das importações de produtos lácteos, bem como pedir que a União interceda adquirindo os estoques das indústrias.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ANDRE
SERRA - ESPÍRITO SANTO - ESTUDANTE
EM 03/08/2005
SERÁ QUE QUE O LEITE IMPORTADO ESTÁ DENTRO DAS NORMAS DA NORMATIVA 51 EXIGIDA DOS PRODUTORES DO RS?