Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Ucrânia: cenário da indústria de queijo antes da guerra e agora

Neste artigo exclusivo discute-se o estado da indústria de queijos na Ucrânia durante a guerra. Acompanhe aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 04/05/2022 - 5 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Neste artigo exclusivo, Oksana Chernova, especialista profissional em queijos da Academia ProCheese na Ucrânia, discute o estado da indústria de queijos na Ucrânia durante a guerra.

A nossa empresa Ardis Group (importadora e produtora ucraniana de queijo), da qual faço parte, desenvolve a cultura do consumo de queijo na Ucrânia há cerca de 22 anos, com produção própria de queijos frescos, o seu projeto de formação ProCheese Academy para fabricantes de queijo e queijeiros, e muito mais. Tínhamos grandes planos para este próximo ano, como sediar o World Cheese Awards (WCA) em Kiev em novembro. Estamos trabalhando nisso há muito tempo e finalmente recebemos o direito de nos tornar o primeiro país da Europa Oriental a sediar esta competição.

Na Ucrânia, muitas fábricas de queijo nos últimos anos, além de desenvolver novas receitas de queijo, têm aprendido constantemente, aprimorando suas habilidades, criando câmaras de maturação e dominando a arte de affinage. Já conheço muitos queijeiros e seus produtos, devido ao concurso nacional de queijos ProCheese Awards, que realizamos pela primeira vez no ano passado. Antes da guerra, a produção média anual de queijo na Ucrânia era de cerca de 190 mil toneladas.

Todos estávamos ansiosos pelo World Cheese Awards deste ano porque temos algo para surpreender os profissionais de queijo de todo o mundo. Mas agora, durante a guerra, a situação mudou e alguns fabricantes de queijo pararam temporariamente de trabalhar, enquanto outros reajustaram sua produção. Atualmente, não há dados oficiais sobre o quanto o nível de produção diminuiu.
 

O estado da indústria

Atualmente, a maioria das fábricas de queijo que não estão na zona de hostilidades ativas estão tentando reiniciar seu trabalho. Mas há uma série de problemas enfrentados por empresas em diferentes partes do país:

  • Danos de ataques de mísseis e bombardeios

Quase todas as empresas que estavam nos hotspots foram afetadas. Assim, a Lactalis Ucrânia, uma grande empresa, teve uma fábrica (prédio administrativo) e um armazém danificados. Fabricantes artesanais, como o Syrovarnya na Vogni, foram forçados a deixar tudo e fugir da Berdyansk ocupada.

Muitas dessas empresas tiveram armazéns e veículos danificados ou completamente destruídos. O armazém do Grupo Ardis também foi destruído e a frota de carros foi parcialmente danificada. Era onde armazenamos queijo importado, localizado em Myla, na região de Kiev. Era um grande centro logístico.

 

  • Interrupções de fornecimento

Cadeias de suprimentos foram quebradas: muitas lojas e armazéns foram destruídos. Centros de distribuição em grandes supermercados foram destruídos, como nas redes nacionais de varejo: Novus, ATB e KOLO.

Continua depois da publicidade Agroceres

O produtor artesanal em Kharkiv, Ekan, parou de trabalhar porque a fazenda que fornecia leite foi completamente destruída por foguetes. Agora eles estão procurando uma oportunidade de evacuar a produção para uma região mais tranquila, onde possam obter leite.

O setor de restaurantes e hotéis cessou quase completamente de funcionar, especialmente nas zonas de combate.

 

  • Problema com o fornecimento de enzimas, ingredientes adicionais (especiarias, etc) e embalagem

Muitas indústrias de embalagens foram destruídas, então as fábricas estão procurando outros fabricantes ou fornecedores de equipamentos e etiquetas. Dado que a situação está mudando quase diariamente, encontrar empreiteiros e prestação de serviços estável tornou-se muito mais difícil.

 

  • Distribuição de produtos

Esta é uma pergunta dolorosa para todos. Devido à falha das cadeias de suprimentos ou à incapacidade de entrega em zonas de combate e regiões temporariamente ocupadas, os fabricantes enfrentaram o problema de vender produtos. Por exemplo, o fabricante de artesanato Mukko viu as vendas caírem quase três vezes.

Em nosso local de produção, Molochna Maysternya, o volume de vendas desde o início da guerra caiu cinco vezes. No entanto, isso não impediu a produção. Tomamos uma decisão corporativa de pegar todo o leite dos fornecedores e trabalhar a todo vapor. Alguns dos produtos foram enviados para instituições de caridade e para apoiar as forças armadas.

 

  • Dominar o papel de um queijeiro

Para muitas indústrias, grandes e artesanais, as vendas para lojas e redes de varejo são atualmente limitadas. Os queijeiros e os trabalhadores da produção estão agora dominando o papel da fabricação de queijo e estão saindo para vender queijo sempre que possível: em mercados, em quiosques caseiros ou nas cidades diretamente de carros. Por exemplo, os trabalhadores da Molochna Maysternya começaram em um novo papel como vendedores de queijo no mercado de Uman, na região de Cherkasy, no centro da Ucrânia. A fabricante de queijos artesanais Dooobra Ferma retomou as vendas diretas em sua região.

 

  • Alteração das regiões de fornecimento

As entregas de produtos diminuíram significativamente no leste, sul e centro da Ucrânia. Há uma necessidade crescente de se concentrar no oeste do país, onde há muitos deslocados internos.

 

  • Mudança das necessidades do cliente

As pessoas fugiram de suas casas, deixando tudo para trás. A maioria das pessoas que se mudaram da zona de guerra para áreas mais tranquilas ficou sem um tostão e perdeu seus empregos. Isso teve um forte impacto, com a redução do poder aquisitivo e a redistribuição para os consumidores, com a necessidade de comprar bens mais baratos e de primeira necessidade.

Muitas produções congelaram queijos envelhecidos em seus armazéns, começaram a alterar seus processos de produção e passaram a trabalhar com queijos frescos e produtos lácteos. As empresas que estão aptas a trabalhar continuam a trabalhar. Alguns dos produtos vão para as forças militares.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Por exemplo, o produtor de queijos artesanais de Jersey parou de vender queijos envelhecidos e se reconstruiu para produzir produtos mais relevantes para hoje – queijos frescos e laticínios.

A situação está se recuperando lentamente, mas a logística e a capacidade de consumo ainda são fracas. De acordo com dados oficiais, cerca de cinco milhões de pessoas deixaram a Ucrânia, então, no momento, não podemos nem imaginar quando a indústria voltará ao normal.

 

  • Saída de mão de obra

Com o início da guerra, muitas mulheres e crianças tiveram que evacuar e ir para o exterior. Homens em idade de alistamento também foram recrutados para as Forças Armadas. Isto em alguns casos levou a um aumento da carga sobre os funcionários restantes e à necessidade de encontrar e contratar novos.

 

  • O problema com a criação de animais

Alguns territórios estão ou estiveram em zonas ocupadas ou zonas de hostilidades. O inimigo destrói animais, máquinas agrícolas e depósitos de materiais combustíveis. Isso interrompe a semeadura e a lavoura, com risco de escassez de alimentos. Muitas pessoas que fogem da zona de guerra estão soltando gado nas ruas. Além disso, algumas fazendas foram brutalmente destruídas.

 

Momentos e perspectivas positivas

Apesar da situação difícil, os queijeiros estão prestando assistência ativa à defesa, aos migrantes e às forças armadas em suas regiões. Os agricultores que enfrentaram o problema de vender leite nas primeiras semanas da guerra viajaram para aldeias e cidades e distribuíram leite para pessoas necessitadas.

Agora, estamos trabalhando na retomada e estabilização da indústria de queijos da Ucrânia: estabelecendo uma parceria de distribuição conjunta, envolvendo a comunidade global de queijos nas necessidades dos produtores de queijo ucranianos, comunicando com as escolas de queijo sobre oportunidades de treinamento, comunicando-se com a WCA e planejando desenvolver uma instituição de caridade projeto para ajudar os queijeiros ucranianos.

Mais informações podem ser encontradas em: https://ardis.ua e https://jerseycheesefactory.wayforpay.shop

As informações são do Dairy Industries International, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 

https://www.dairyindustries.com/news/40182/cheese-industry-of-ukraine-then-and-now/

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?