Indústria de lácteos dos EUA apóia aprovação do DR-CAFTA

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As principais associações comerciais do setor de lácteos dos Estados Unidos, incluindo processadores e fornecedores, apoiaram a aprovação por parte da Câmara dos Representantes do país ao Acordo de Livre Comércio com a República Dominicana e América Central (DR-CAFTA), ocorrida na semana passada.

"A região do DR-CAFTA é um mercado emergente para produtos lácteos, de forma que nós apoiamos fortemente a aprovação deste importante acordo", disse o presidente e diretor executivo da Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA), Connie Tipton. "E, mais importante ainda, a aprovação do DR-CAFTA ajuda a manter os EUA em uma boa posição na mesa para a maior Rodada Agrícola de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), que nós estamos contando em conseguir a extremamente necessária reforma no comércio agrícola".

Somente no ano passado, as exportações de sorvete para a região do DR-CAFTA cresceram 100% e as exportações de soro do leite, 9%. Pelo acordo, as tarifas para muitos produtos lácteos serão reduzidas no primeiro ano e totalmente eliminadas dentro de 20 anos. Por exemplo, com a implementação, a indústria de lácteos dos EUA ganhará acesso imediato, livre de tarifas e ilimitado para o mercado de soro do leite e lactose - categorias crescentes na produção e comercialização dos EUA. Para os queijos, o DR-CAFTA dará um aumento imediato às cotas sujeitas a tarifas; após 20 anos, as tarifas e cotas de queijos serão eliminadas.

Outro assunto importante para a indústria de lácteos dos EUA é o açúcar. "A inclusão do açúcar no acordo DR-CAFTA é um passo importante no sentido de permitir que os processadores de lácteos dos EUA tenham acesso a preços mundiais mais competitivos de açúcar. Se as companhias dos EUA forem capazes de comprar açúcar a preços mundiais, a indústria de lácteos poderá economizar até US$ 110 milhões anualmente. O DR-CAFTA é um modesto, mas positivo, passo à frente".

Pelo acordo, as companhias dos EUA serão capazes de importar 109 mil toneladas de açúcar das nações do DR-CAFTA dentro do primeiro ano; esta quantidade aumentará para cerca de 153 mil toneladas anualmente em 15 anos.

Fonte: Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?