Indústria de lácteos do Reino Unido passa por crise
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Poucas propriedades leiteiras do Reino Unido conseguem ter lucro e obter sobra para reinvestir com os baixos preços pagos pelo leite atualmente. O Reino Unido pode ter o maior rebanho médio da União Européia (UE), mas pelo sexto ano consecutivo, os retornos aos produtores foram muito baixos, ficando 14,5% menores do que dos demais produtores europeus.
Existem duas razões fundamentais para os produtores de leite do Reino Unido não estarem tendo um retorno suficiente com a atividade. A primeira é que a indústria é uma vendedora fraca, com muitas cooperativas competindo umas com as outras pelo negócio e sendo forçadas a cortar os preços aos produtores. O segundo fator que atua contra os produtores é o poder dos supermercados.
Uma importante guerra de preços está ocorrendo entre os supermercados do Reino Unido, à medida que as redes Tesco e Asda brigam com a Morrison e a Sainsbury pelo mercado. Haverá vencedores, mas também haverá perdedores e inevitavelmente isso incluirá os produtores.
Não existe uma solução simples para estes problemas, mas no caso dos produtores de leite do Reino Unido, precisa haver uma maior cooperação e um formador de preços.
Fonte: Theherald.co.uk (por Dan Buglass), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.