Indústria de lácteos da Índia busca investimentos estrangeiros
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Cerca de 200 especialistas estrangeiros de países como Austrália, França. Bulgária, Tailândia e Paquistão estiveram presentes no evento, segundo o presidente da IDA, Animesh Banerjee. "A conferência deste ano tem uma significância especial uma vez que está sendo usada como uma plataforma para explorar novas oportunidades de investimentos no país, bem como de exportações", disse.
Uma sessão especial foi organizada para participantes estrangeiros, particularmente de países vizinhos como Paquistão, Sri Lanka, Nepal e Bangladesh. A Índia, maior produtor de leite do mundo, quer capitalizar em seu potencial de produção de leite e se tornar um polo até 2020, disse o vice-presidente da IDA, N.R. Bhasin.
"Nós temos visto em Rajasthan que somente as atividades leiteiras ajudam a manter os produtores e mantêm uma renda estável durante anos de seca consecutiva. Há a necessidade de impulsionar as atividades leiteiras no país", disse Bhasin.
A Índia tem a maior população de bovinos e búfalos do mundo - de 322 milhões de bovinos, sendo 95 milhões de búfalos. A indústria de lácteos quer acelerar o crescimento de mais de 4% ao ano através de um foco maior na modernização e trazer mais produtores para o setor formal. Das 88 milhões de toneladas de leite produzidas no país, somente 12% são coletadas no setor formal.
"A Índia começou suas exportações somente há poucos anos, com cerca de 2 a 3 mil toneladas de produtos lácteos ao ano. Neste ano, houve um salto para 30 mil toneladas. Com a atual tendência de maiores preços internacionais de produtos lácteos nós vemos boas possibilidades de aumentar as exportações de lácteos da Índia", disse Banerjee.
Através de investimentos e relacionamento com colaboradores estrangeiros, Banerjee vê um bom potencial para a Índia ganhar tecnologia e aumentar os padrões de qualidade dos produtos. "Ao mesmo tempo, os colaboradores estrangeiros serão capazes de usar nossa matéria-prima prontamente disponível e os baixos custos de mão-de-obra para cobrir mercados na região", disse ele.
Fonte: Business India, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.