Indústria de lácteos da Austrália começa a se recuperar
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Porém, os relatórios positivos do Dairy Austrália e as principais companhias de lácteos do país indicam que essa tendência começa a ser revertida. O volume total de leite produzido caiu de 11,271 bilhões de litros em 2001-02 para 10,075 bilhões de litros em 2003-04 - um decréscimo de 2,4% de acordo com dados do IBISWorld.
O Dairy Austrália atribuiu o decréscimo em parte à seca: os produtores foram forçados a vender porções de seus rebanhos leiteiros devido à má qualidade da pastagem e aos altos preços da água e dos alimentos animais. A redução na produção de leite tem levado a um decréscimo nos volumes de alimentos lácteos processados.
A Austrália é também um dos grandes exportadores de lácteos do mundo e, de fato, mais de 50% da produção total de leite do país são destinados à exportação. As flutuações no dólar australiano têm prejudicado o crescimento das exportações da indústria de lácteos australiana.
No entanto, o futuro imediato da indústria parece ser bem melhor. Recentes quedas nos rendimentos parecem ter estimulado as indústrias de lácteos a investirem em inovações.
De acordo com o diretor gerente do Dairy Austrália, Mike Ginnivan, as vendas per capita de leite na Austrália estão aumentando depois de uma década de declínio e as companhias australianas começaram a competir por um aumento na participação no mercado onde o preço é maior, que é o dos Estados Unidos.
"Há um ano, não se podia imaginar que a indústria de lácteos chegaria neste ponto com a seca e os altos custos pressionando os débitos além dos limites controláveis para muitos produtores. Entretanto, em apenas 12 meses, os preços dos alimentos animais e da água caíram, enquanto os preços mundiais das commodities estão entre os mais altos dos últimos tempos", disse ele.
Ele atribui o aumento de consumo de lácteos às pesquisas que sugerem que uma série de nutrientes do leite ajudam a perder peso, proteger contra cânceres, reduzir doenças cardíacas e fornecer uma base para ossos fortes e saudáveis.
Fonte: Ferret.com.au (por Karin Lonnon), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.