Indústria de lácteos da Argentina cumpre acordo de preços
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Estão sendo cumpridos os termos do acordo e as reduções nos preços estão sendo repassadas aos postos de vendas", informou um porta-voz da SAGPyA, após a reunião entre os representantes do Governo e da indústria de lácteos.
O acordo firmado no final de março contemplava uma redução de 1,5% no preço do leite fluido, 5% no preço de queijos quartirolo e cremoso e de 8% nos preços dos iogurtes de beber.
No entanto, os membros do setor admitiram que o cumprimento é díspar, uma vez que, no caso do leite, os preços previstos foram alcançados, no caso do iogurte, "falta pouco, está bem encaminhado e é apenas uma questão de dias", mas no caso do queijo quartirolo, "não foram detectadas reduções".
Os representantes do Governo manifestaram sua preocupação pela falta de resultados neste último caso e estabeleceram a necessidade de um sinal "claro e imediato" da indústria, que atribuiu esta resistência à baixa nos preços do produto à existência de um mercado fragmentado, com muitas pequenas e médias empresas que impulsionam os valores para cima.
O Governo argentino reiterou sua decisão de tomar as medidas que considerar necessárias para forçar a baixa no preço.
Participaram da reunião o secretário da Agricultura, Miguel Campos; o vice-secretário de Programação Econômica, Sebastián Katz; o presidente do Centro de Indústrias Leiteiras (CIL), Osvaldo Cappelini; além de técnicos do Ministério da Economia e da Secretaria da Agricultura.
Funcionários e empresários concordaram em realizar uma nova reunião no começo da semana que vem para comprovar o cumprimento do acordo e a eventual adoção de novas medidas por parte do governo.
Fonte: Infobae, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.