Indústria capta 9,47% mais no 1º trimestre
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A variação negativa registrada no primeiro trimestre de 2005 pode estar ligada à forte estiagem registrada em alguns estados, principalmente no sul do país, que teve impacto sobre a qualidade das pastagens.
Minas Gerais foi o principal estado em termos de captação de leite, adquirindo quase 30% do leite nacional. Em seguida destacam-se São Paulo e Goiás.
Janeiro foi o mês de maior aquisição de leite em termos nacionais, cerca de 1,434 bilhão de litros. O volume é 10,80% maior do que o registrado no mesmo mês de 2004. Fevereiro, por sua vez, pode ser considerado a entrada oficial da entressafra do produto, embora com o ganho tecnológico obtido pela produção, nos últimos anos, tal sazonalidade já seja bastante amenizada.
Os preços no mercado estiveram melhores neste ano do que no ano anterior, compondo uma perspectiva favorável ao setor e incentivando investimentos.
No cenário externo observa-se aumento no volume exportado de leite in natura com relação ao mesmo trimestre do ano passado, embora seja notado em fevereiro uma importante redução. Quanto ao leite em pó, também constatou-se aumentos no primeiro trimestre de 2005 com relação ao mesmo período do ano anterior.
Fonte: IBGE, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.