Índice de desnutrição infantil cai no Paraná depois da implantação do programa Leite das Crianças
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
O programa foi criado para atender crianças carentes de todo o Estado e, paralelamente, estimular o desenvolvimento da pecuária leiteira, já que todo o leite é comprado de pequenos produtores locais. Hoje, 135.582 crianças são atendidas, com possibilidade de chegar a 157.853.
Os primeiros municípios do Estado beneficiados pelo programa foram Cândido de Abreu, no dia 15 de maio de 2003, e Cerro Azul, no Vale da Ribeira, em 16 de maio de 2003. As regiões foram escolhidas por terem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do Paraná e por apresentarem muitos casos de desnutrição infantil.
O Programa é destinado a atender crianças de seis meses a três anos, de famílias com renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo. Diariamente, as crianças cadastradas recebem um litro de leite "barriga mole" (saquinho), enriquecido com vitaminas A, D e ferro. A distribuição, controle e acompanhamento são feitos através de comitês gestores, formados por 1 representante do Estado, 1 do município e 7 da sociedade civil, escolhidos pelas próprias comunidades. Estes comitês trabalham de acordo com as instruções das Secretarias envolvidas no Programa (Agricultura, Educação, Saúde e Trabalho). A distribuição do leite está sendo feita através de 1.400 escolas estaduais, e há ainda redistribuição por 1.057 escolas municipais.
Desnutrição - As crianças beneficiadas pelo Programa são avaliadas mensalmente pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios, através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, que verifica peso, altura e outros parâmetros físicos que determinam o desenvolvimento nutricional de cada criança.
Os resultados obtidos permitem avaliar o estado nutricional, a partir do gráfico peso-idade de cada criança, classificando-as nas situações de normalidade, risco nutricional (situação que requer cuidados) ou baixo peso (casos de desnutrição).
Segundo o coordenador do Programa na Secretaria da Saúde, Luiz Armando Erthal, a partir da análise dos primeiros resultados obtidos no Programa, em quatro Regionais de Saúde (Valer do Ribeira, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Irati, verificou-se um aumento da inclusão social representada pelo número de crianças atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, que nestas regionais, passou de 9.787 crianças no segundo semestre de 2003, para 13.110 no primeiro semestre de 2004, crescimento de 34%.
Outro indicador importante levantado pela Secretaria da Saúde demonstra que nos municípios onde a taxa de desnutrição era alta, houve uma queda significativa a partir da implantação do Programa, como em Rio Branco do Sul (com redução do índice de desnutrição de 19% em janeiro de 2004 para 7% em julho de 2004); em Quatro Barras (que caiu de 13% para 4% entre março e agosto deste ano); em Tibagi (redução de 27% para 12% entre dezembro de 2003 a junho de 2004). No município de Bocaiúva do Sul, o índice de desnutrição caiu de 15% para 7% entre dezembro do ano passado e agosto deste ano.Em Piraí do Sul caiu de 12% para 5% entre janeiro e julho de 2004. Já em Cerro Azul o índice baixou de 14% em dezembro de 2003 para 2% em maio de 2004.
Pecuária - Além do combate à desnutrição infantil, o desenvolvimento das cadeias locais e regionais do leite, estimulando a produção, renda e manutenção de empregos no campo, também é uma das conquistas do Programa. Cerca de 17 mil produtores entregam o leite em 87 laticínios, uma vantagem para quem vende, já que o Governo está pagando R$ 0,95 por litro.
Em 1 ano e 4 meses de Programa foram distribuídos, através da Secretaria da Agricultura/Ceasa, 18.389.801 litros, enriquecidos com 1.325 kg de Premix (vitaminas A, D e Ferro) a um custo de R$ 16,7 milhões.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Paraná, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 13/10/2004
<b>Resposta MilkPoint:</b>
Mais informações podem ser obtidas no site <a href=http://www.pr.gov.br/seab>www.pr.gov.br/seab</a>.
ou no telefone 41 313-4007.