Índia retira imposto para impulsionar indústria de lácteos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Apresentando seu orçamento para 2004-05 no Parlamento, Chidambaram disse que o imposto de 16% sobre tratores, maquinaria leiteira e instrumentos agrícolas estava sendo abolido. Além disso, o imposto sobre carnes vermelhas, carnes brancas e peixes foi reduzido pela metade, passando de 16% para 8%.
"A retirada do imposto de circulação de mercadorias será um importante incentivo à indústria de maquinaria leiteira, que tem um grande potencial para exportações", disse o presidente da Associação Indiana de Lácteos (IDA), Animesh Banerjee.
A proposta foi aprovada pelo ministro da Agricultura indiano, Sharad Pawar, como uma medida para estimular o setor leiteiro, que vem registrando um crescimento anual de 4%, fazendo com que a Índia seja o maior produtor de leite do mundo.
"Sendo uma indústria de capital intensivo, a retirada da tarifa sobre maquinários leiteiros estimulará novos empresários a vir e investir, além de fornecer um incentivo aos proprietários existentes de indústrias leiteiras a investir em modernização", disse Banerjee.
Até o início dos anos setenta, a Índia importava quase 70-80% de todos os equipamentos e máquinas necessários para a indústria de lácteos. Hoje, a Índia não somente supre a maioria do mercado interno como também exporta estes produtos.
Fonte: Business India, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.