Na reunião com os argentinos, Blairo adiantou que um dos temas a serem tratados na viagem à Ásia, que liderará a partir desta terça-feira (30), é a questão da soja. Segundo o ministro, Estados Unidos, Brasil e Argentina produzem 90% do mercado de grão da soja e precisam ajustar posição para conversar com a China, que impõe barreiras à exportação de farelo.
Já o ministro argentino avaliou o encontro como mais um passo para o incremento das relações comerciais entre os dois países e para que busquem, juntos, novos mercados. Os principais pontos abordados foram as questões sanitárias e o intercâmbio na área da pesquisa. Entre as parcerias que a Argentina busca com o Brasil, uma visa a agregar valor à soja.
Uruguai
Após a reunião com a comitiva da Argentina, Maggi e Sartori conversaram com o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre.
No encontro, foram tratadas questões referentes à criação de uma política comum de controle de enfermidades transfronteiriças para garantir a qualidade e a competitividade dos produtos do bloco e importação de produtos lácteos pelo Brasil. Os dois encontros ocorreram nesse domingo (28).
Vale a pena ler também:
Excesso de leite uruguaio no Brasil é discutido entre Maggi e Tabaré Aguerre
As informações são do Mapa.