O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) subiu 2,27% em junho, a maior alta mensal observada desde agosto de 2003. Os preços agrícolas mantiveram a tendência de alta devido ao efeito do inverno em várias culturas, às altas dos preços nos mercados internacionais e ao crescimento das exportações.
Dos 19 produtos pesquisados, 11 apresentaram aumento no preço (batata, café, cana-de-açúcar, cebola, tomate, trigo, aves, boi, leite, ovos e suínos). O preço do leite no mês de junho teve de 8,16%.
No segmento animal, o crescimento nas cotações de todos os produtos gerou variação positiva de 5,04% nos preços do grupo.
Em 2004, a variação acumulada do IPR foi de 1,80%, em comparação com 6,78% do IGP-M e 2,75% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica que iniciou o período de recuperação do poder de troca dos agricultores, ainda que com perdas de 4,98 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 0,95 ponto percentual frente ao IPC-Fipe.
Fonte: IEA, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.