ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ICPLeite de julho tem nova queda

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/08/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Em julho, o ICPLeite/Embrapa foi 144,3 ante 146,1 de junho de 2009. A variação foi negativa em quase 1,3% em relação aos preços praticados no mês de junho de 2009.

Os grupos que tiveram queda foram produção e compra de volumosos, que apresentou diminuição de 3,57%, sal mineral, 2,14%, reprodução, 1,37%, concentrado, 0,77%, qualidade do leite, 0,57% e sanidade, 0,50%. O grupo produção e compra de volumosos sofreu influência, principalmente, da queda de preço dos adubos. No grupo sal mineral a redução foi puxada pelo preço do concentrado mineral e no grupo reprodução, a queda foi devido à redução no preço do sêmen.

Os grupos dos insumos que tiveram alta dos preços foram mão-de-obra (0,21%) e energia e combustível (0,10). Após constantes quedas nas cotações em meses anteriores, o grupo energia e combustível reverteu esta tendência de preços decrescentes apresentando alta no mês de julho devido à elevação de preço da gasolina.

Variação do ICPLeite/Embrapa em 2009

O ICPLeite/Embrapa acumulado nos primeiros sete meses do ano foi de 1,49%.

O grupo mão-de-obra registrou a maior elevação, de 10,82%. Em seguida, com alta de 5,48%, aparece o grupo qualidade do leite, influenciado pelo aumento de preço dos materiais de limpeza. O grupo concentrado apresentou alta de 4,17%. Dos grupos que apresentaram deflação nos preços, o sal mineral aparece em primeiro lugar, com redução de 15,71%. Em seguida vem produção e compra de volumosos (6,61%), reprodução (4,28%), sanidade (0,96%) e energia e combustível (0,53%).

O ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses

Em relação a agosto de 2008 o ICPLeite/Embrapa registrou alta de 0,24%. Nos últimos 12 meses a maior variação ficou por conta do grupo qualidade do leite, que apresentou elevação de 14,52%. A segunda maior alta foi em mão-de-obra (9,87%), seguida do grupo concentrado (0,30%). O grupo que apresentou maior desaceleração de preços neste período foi sal mineral, com queda de 17,13%. Em seguida ficou produção e compra de volumosos, com variação negativa de 2,88%.

Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de julho/09 em relação a junho/09 e o acumulado em 12 meses.



O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) mede a variação no custo de manutenção de uma empresa de produção de leite localizada no Estado de Minas Gerais. A base, igual a 100, refere-se ao mês de abril de 2006.

O ICPLeite é divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite (www.cileite.com.br). As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.

As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint