IBGE: Norte e Nordeste consomem metade do leite per capita em comparação às demais regiões

Publicado por: MilkPoint

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Os hábitos alimentares variam conforme a região do país. No Norte, por exemplo, a aquisição de cocos, castanhas e nozes chega a quase 17kg e pode ser explicado pelo hábito de consumir açaí (emulsão), produto típico da região. Nas demais regiões, o consumo anual per capita não ultrapassa 0,6 kg, enquanto a média nacional é de 1,6kg.

Outro grupo que apresenta peculiaridades regionais é o de farinhas, féculas e massas, com consumo médio nacional de 23kg. As maiores aquisições estão no Norte (44 kg) e Nordeste (31 kg), explicadas principalmente pela farinha de mandioca (34kg e 15kg, respectivamente). No Sul, o consumo chega a 28 kg, com destaque para a farinha de trigo (18kg). Já o Sudeste (14 kg) e o Centro-Oeste (11 kg) apresentam as menores quantidades. Já os panificados (20kg) apresentam um consumo bastante homogêneo no Nordeste (20kg), no Sudeste (22kg) e no Sul (21kg), e aquisições mais baixas no Norte (16kg) e Centro-Oeste (14 kg).

No grupo carnes, o maior percentual de aquisição foi do Sul (35kg). No entanto, quando se verifica o tipo de carne consumida, observa-se que o destaque é a região Norte, onde o consumo de carne bovina de primeira (8,5kg) e de segunda (10,4kg) supera os resultados do Sul (6,2kg e 9,9kg, respectivamente). Assim como as carnes, os pescados têm forte presença nos domicílios da região Norte (25kg) e chegam a superar em muito o consumo do Brasil (5kg) e das regiões Nordeste (5kg), Sudeste (2,2kg), Sul (1,8kg) e Centro-Oeste (1,4kg).

Os laticínios (leite e derivados) também apresentam diferenças significativas. Bem acima da média nacional (50kg), a região que mais consome é a Sul (71 kg), seguida do Sudeste (60 kg) e do Centro-Oeste (57 kg). No Norte (24kg) e no Nordeste (29 kg), o consumo não chega à metade do observado nas outras regiões. Um destaque neste grupamento é o tipo de leite consumido: no Sul e Sudeste prevalece o leite pasteurizado (41kg e 40kg, respectivamente), enquanto nas regiões Norte e Nordeste, o destaque é o leite de vaca fresco (15kg e 17kg, respectivamente).

Bebidas e infusões apresentaram grandes diferenças regionais: 55kg no Sudeste; 53kg no Sul; 35 kg no Nordeste e no Centro-Oeste e 25kg no Norte. No Brasil, a média de consumo domiciliar per capita anual é de 45kg, sendo que o subgrupo bebidas alcoólicas corresponde a 6kg e o subgrupo bebidas não alcoólicas a 36 kg. Nas cinco regiões brasileiras esta relação é similar. O hábito de adquirir bebidas alcoólicas para consumo no domicílio é menos presente no Norte e Nordeste (em média, 2kg per capita) e mais significativo no Sul (9kg).

Bebidas e infusões, laticínios, hortaliças e frutas são os destaques dos grupos cujas quantidades crescem com os rendimentos. Nas famílias que ganham até R$ 400, o consumo de bebidas alcoólicas é de 1kg, enquanto na faixa de rendimentos acima de R$ 3000, ingere-se até 15kg. O mesmo acontece com bebidas não alcoólicas, cuja aquisição cresce com os rendimentos, variando de 12kg até 72kg. Bebida de preferência nacional, o café é uma exceção no grupo, pois apresenta quantidades variando em torno de 2,5kg a 2,9kg em todas as classes de rendimentos.

Quanto aos laticínios, com aquisições variando entre 27kg e 75kg, o destaque é o leite: 24kg nas famílias com rendimentos mais baixos e 59kg entre os que ganham mais de R$ 3000. Observa-se que o leite pasteurizado (9kg a 50kg) acompanha este comportamento, no entanto, o mesmo não acontece com o leite de vaca fresco, cuja aquisição é de 15kg na classe de rendimentos mais baixa, passa para valores entre 17 e 20kg quando os rendimentos ficam próximos a R$ 1000 e tornam a cair, alcançando 9kg, nas famílias com rendimentos mais altos. Os queijos e requeijões (de 0,4kg a 6kg per capita no ano) também apresentam crescimento do consumo conforme o rendimento aumenta. Em relação às hortaliças, as quantidades variam de 16kg a 42kg segundo as classes de rendimentos, e as frutas, de 11kg a 46kg. Em geral, os itens que compõem estes dois grupos seguem a mesma tendência.

Fonte: IBGE, adaptado por Equipe MilkPoint
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