Iagro amplia regras de combate à brucelose
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Para fêmeas com idade entre três e 24 meses a obrigatoriedade será para trânsito a partir de 1o de julho de 2005. No caso dos animais com mais de oito meses não vacinadas o trânsito será permitido mediante apresentação de sorologia negativa.
A partir de novembro deste ano, a Iagro poderá vacinar contra brucelose fêmeas de três a oito meses em aldeias indígenas, periferias urbanas e assentamentos rurais e onde houver carência de médicos veterinários cadastrados para a vacinação ou onde eles não estiverem atuando. A vacinação ocorrerá nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, mediante o pagamento de 4 Uferms por fêmea, o equivalente a R$ 4 e os produtores deverão se organizar em grupos de pelo menos dez fêmeas em idade de vacinação, para solicitar a presença dos veterinários da Iagro.
No caso de propriedades que criam animais registrados e produzem materiais genéticos os rebanhos devem estar saneados 100% até o fim de 2005 para certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose. A partir de 1o de julho de 2006 somente será permitido o trânsito desses animais se a propriedade de origem for certificada. O saneamento deve ser feito por veterinário habilitado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e todos os animais que apresentarem sorologia positiva deverão ser encaminhados ao abate sanitário.
Fonte: Campo Grande News (Fernanda Mathias), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.