Dos 578 participantes, oriundos de 13 Estados (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, MS, GO, DF, PA, SE, CE e RN), 22% eram técnicos em produção de leite, 23% pesquisadores/professores, 17% estudantes e os demais produtores de leite, executivos de laticínios e membros de instituições do governo, entre outras atividades.

Legenda: Mesa de abertura do evento
Este grupo amplo e representativo acompanhou na abertura do evento as reflexões do canadense Humberto Monardes sobre o valor da qualidade do leite, as quais apontaram para a integração de ações como único caminho para o fornecimento de alimentos inócuos e de alto valor nutritivo aos consumidores.
A programação esteve claramente dividida em dois momentos: inicialmente, políticas de promoção da qualidade e, posteriormente, avanços científicos e tecnológicos sobre o tema da qualidade do leite. Tendo como pano de fundo a iminente implantação da Instrução Normativa 51/2002, do MAPA, o programa iniciou com uma inadiável mesa redonda sobre o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite, onde o apoio à implantação imediata às medidas previstas só não foi unânime pela posição do representante da agricultura familiar, Vilson Testa, o qual sugeriu a flexibilização como forma de evitar a exclusão de pequenos produtores. Capitaneados pelo Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano, todos os painelistas (Rodrigo Alvim, Jacques Gontijo e José Renaldi) reconheceram que o mais urgente é que se invista em capacitação, para que seja universal a oportunidade de adequar-se às exigências da IN51, estabelecendo-se, dessa maneira, uma conexão direta com o painel seguinte, sobre formação de recursos humanos para a qualidade do leite, que contou com a experiência do SENAR-PR (Ronei Volpi) e do Canadá (Monardes).

Legenda: Foto do auditório da UPF
Paralelamente à programação da segunda-feira, a Câmara Setorial do Leite e Derivados, do Consagro/MAPA, reuniu-se em Passo Fundo para finalizar o documento sobre "Propostas Políticas de Longo Prazo para a Cadeia Láctea", o qual quer apontar caminhos para iniciativas públicas e privadas em prol do desenvolvimento da cadeia Láctea no Brasil.
Seguiu-se o debate no I Fórum MilkPoint de Pagamento por Qualidade, contando com contribuições do Uruguai e de diferentes regiões do Brasil. A pergunta que não cala sem dúvida é: "se todos estão de acordo que o caminho é o pagamento pela qualidade, por que no Brasil isso ainda não é uma realidade?". É ao menos alentador que as principais indústrias se fizeram presentes e comprometeram-se a adotar uma postura mais definida de agora em diante.

Legenda: Prof. Marcos Veiga dos Santos, FMVZ/USP
Nas sessões técnicas, os congressistas puderam contar com a abordagem moderna e atualizada de palestrantes de renome nacional e internacional: Carlos Concha, do Chile, falou sobre a resposta imune da glândula mamária; Miguel Taverna, Argentina, apresentou uma abordagem aprofundada do manejo de equipamentos de ordenha; a sessão sobre metabolismo foi privilegiada com dois expoentes na área, Dr. Mikko Griinari, da Finlândia, e Dr. Félix González, da UFRGS; a Profa. Mirna Gigante fez a conexão entre a qualidade e o processamento de lácteos; as dificuldades na seleção de matéria-prima foram o desafio para o Dr. Marcos Veiga dos Santos; e, finalmente, Pierre Broutin, da França, desvendou os mistérios da contagem eletrônica de bactérias no leite, que vai passar a ser realizada em todas as propriedades do país em 2005.
Participação científica surpreende
Com uma excelente participação de pesquisadores de todas as regiões do país, o congresso foi também um sucesso no que se refere à apresentação de trabalhos científicos sobre
diversos aspectos da qualidade do leite. Foram apresentados ao todo 113
resumos, incluindo 14 apresentações orais durante a programação do evento. Deve-se destacar que este congresso, de maneira pioneira, abriu espaço para a divulgação dos resultados dos studos dos vários grupos de pesquisas existentes no país, o que vem ao encontro das demandas crescentes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o setor leiteiro.
O I Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite foi uma realização conjunta do CBQL (Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite) e do site MilkPoint, contando com o patrocínio das seguintes empresas: BASF, Bentley Instruments, DPA, Pfizer e Schering-Plough Coopers.
Contou também com o apoio das empresas QGN Carbonor, Iunis Agroinformática, Globalfood, Afimilk, Bosio, DeLaval, Etscheid, Globovac, Implemis, Intermaq, Sulinox e diversos laticínios locais, que forneceram lácteos para o "milk break" e participaram do evento. O evento também foi apoiado por diversas instituições, como a CNA, Embrapa Gado de Leite, Universidade de Passo Fundo, Láctea Brasil, CNPQ, OCB e Balde Branco.
O CD-ROM do evento, com todos os resumos de pôsters e 25 palestras, pode ser obtido junto ao site MilkPoint (Clicando aqui) ou CBQL.
João Walter Dürr, professor da UPF e presidente do CBQL
Marcelo Pereira de Carvalho, diretor da AgriPoint Consultoria e coordenador do MilkPoint
Marcos Veiga dos Santos, professor da FMVZ/USP e coordenador científico do evento
Veja abaixo outras matérias publicadas sobre o congresso:
Setor discute pagamento por qualidade em Passo Fundo, RS
Instrução Normativa 51 é debatida no I Congresso Brasileiro de Qualidade
Pagamento por qualidade no Brasil: motivações e obstáculos - artigo do Dr. Paulo do Carmo Martins, Embrapa Gado de Leite
Os bons exemplos que sopram do Sul - artigo do engenheiro agrônomo Antônio Carlos de Souza Lima Jr.
