ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Greve dos caminhoneiros é suspensa deixando prejuízos na cadeia leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/08/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
A greve dos caminhoneiros foi suspensa ontem (31) após negociação entre governo federal e representantes da categoria. O presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), Nélio Botelho, disse que a desmobilização da categoria será gradativa e deve ser concluída até hoje (1º) pela manhã.

Botelho destacou que há mais de 10 mil caminhões parados na Via Dutra e a medida de desmobilização gradual será tomada por segurança para evitar acidentes nas estradas.

Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, o primeiro ponto do acordo foi a constituição de mesa de negociações, que começará no dia 8 de agosto, com prazo de 30 dias para discutir e dar encaminhamento às reivindicações da categoria.

Passos destacou que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fará nos próximos 30 dias fiscalização educativa sobre a Lei 12.619/2012 que regulamenta o descanso de 11 horas entre duas jornadas e a parada de 30 minutos a cada quatro horas trabalhadas.

O objetivo é dar mais tempo para que os caminhoneiros se acostumem com as novas regras. Uma reunião entre os líderes da categoria e o Contran já está marcada para quinta-feira.

Apesar da alternativa encontrada pelo governo federal, o ministro ressaltou que a lei não será revogada. Para o presidente do MUBC, a solução para o impasse pode ser a separação das jornadas - de curta e longa duração - e adequação do descanso à carga horária. "No formato atual, não se permite que o caminhoneiro cumpra a determinação. Saiu uma lei defeituosa", declarou Nélio Botelho.

O ministro Paulo Passos anunciou que o governo federal vai estender às empresas com frota acima de quatro veículos o pagamento eletrônico de frete (PEF). Anteriormente, a taxa era cobrada apenas aos caminhoneiros autônomos e às empresas com até três veículos. De acordo com ministro, a categoria questionou o "tratamento diferenciado das outras empresas e a falta de igualdade".

Também foi definida na reunião a suspensão da emissão de novos cadastros no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTC), o tema está na pauta de negociações entre a categoria e o governo federal. Na prática, a norma ampliava a variedade de condutores que poderiam atuar na função, o que de acordo com entidades de caminhoneiros, aumentou em 600 mil o número de transportadores e teria elevado a oferta e diminuído o valor do frete.

Impacto na cadeia leiteira

Os protestos dos caminhoneiros, que pararam o transporte de muitas cargas, causando prejuízo para produtores e a indústria do leite. Há três dias, grande parte da produção não tem chegado às indústrias, gerando prejuízos. Muitos produtores tiveram que jogar o leite fora para poder ocupar os reservatórios das propriedades.

De acordo com levantamento feito na terça-feira pela Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, podem ter sido perdidos 8 milhões de litros de leite por dia no Estado do Rio Grande do Sul.

- É uma situação muito grave, que atinge todas as regiões - avalia o presidente da associação, Ernesto Krug. Segundo Krug, há dois dias a maioria do leite recolhido das propriedades esgotou o limite de abastecimento dos postos. Com esse limite estourado, nesta terça-feira, a maioria dos produtores não teve o leite retirado da propriedade.

Apesar da situação crítica, algumas poucas indústrias conseguiram negociar com os protestantes e liberar a carga nas rodovias.

Leia a matéria relacionada ( Greve dos caminhoneiros afeta setor de laticínios ).

A matéria contém informações da Agência Brasil e da Zero Hora, adaptada pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint