Governo do México se compromete a reduzir importação de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O México é o segundo maior importador de leite em pó do mundo. Diante disso, o governo mexicano anunciou que serão aplicadas medidas urgentes para que se aumentem as compras de produtos lácteos dos produtores locais, a fim de impulsionar a indústria nacional. Com a compra direta, espera-se uma redução considerável na aquisição de leite em pó importado, apesar de este ser mais barato. No entanto, a Liconsa informou que manterá o preço do litro do leite.
O diretor da Liconsa, Juan Francisco Mora Anaya, disse que a empresa estatal compra cerca de 100 milhões de litros de leite por ano dos produtores mexicanos, mas a expectativa é de que, no próximo ano, este volume aumente para 250 milhões de litros.
A produção de leite se converteu em uma das prioridades do Governo do México. Isso porque o país produz mais de nove bilhões de litros de leite, que são utilizados na fabricação de produtos lácteos, enquanto o consumo nacional é de quase 13 bilhões de litros, ou seja, há um déficit de quatro bilhões de litros, onde surge o interesse do governo de impulsionar o mercado interno.
O presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados, Cruz López Aguilar, advertiu sobre o risco de desaparecimento dos pequenos e médios produtores de leite do México em 2005. Isso porque ao enfrentar um processo de perda de capital, juntamente com a falta de apoio federal, os produtores têm vendido seus rebanhos para frigoríficos. Esta crise entre os pequenos e médios produtores de leite do México teve início quando entrou em vigor o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).
Fonte: Diariodemexico.com.mx, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.