ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Governo de Portugal prepara linha de crédito para produtores de leite e suinocultores

O ministro da Agricultura disse neste sábado que o Governo vai criar uma linha de crédito, para acudir os produtores de leite e suinocultores, e, que encara a manifestação de Braga com a maior naturalidade.

Capoulas Santos, ministro da agricultura de Portugal 

Os produtores de leite e carne voltam à rua no dia 31/03, com uma concentração em Braga, frente à Feira Internacional de Agricultura AGRO, e asseguram que "a luta vai continuar", até que sejam tomadas medidas para a viabilidade do setor. Confrontado com o assunto, o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, disse aos jornalistas que encara o protesto com naturalidade. "Eu aceito perfeitamente que, quando as pessoas estão em dificuldades, sentem que devem protestar e esses protestos têm sido dirigidos contra o Governo, contra as grandes superfícies, que entendem que adquirem produtos em excesso no exterior", disse. Capoulas Santos admite que, "quando as pessoas estão insatisfeitas, têm o direito constitucional de manifestar essa insatisfação".

"Mas tenho a certeza de que essas mesmas pessoas reconhecem e apreciam o esforço que o Governo está fazendo para as ajudá-las", completou. O ministro da Agricultura disse que o Governo vem procurando soluções para ajudar os produtores de leite e suinocultores, tanto no plano europeu como no plano nacional. 

"Infelizmente, no plano europeu, decisões importantes foram adiadas para junho. Outras foram já tomadas. A Europa decidiu atribuir financiamento para retirar alguns milhões de litros de leite do mercado, financiando a coleta de leite e de manteiga, e também manifestou disponibilidade para ajudar os produtores de suínos a retiraram do mercado carne através da armazenagem privada", disse. Ele também lembrou que, por parte do Governo, "já foi decidido, até ao final do ano, reduzir a comparticipação da Segurança Social em 50%, e também será criado uma linha de crédito, que irá para o conselho de Ministros, e que não será de valor inferior a 20 milhões de euros, para acudir as situações de tesouraria".

"Este é um esforço muito grande dos portugueses para ajudar setores que estão em dificuldade. Gostaria de lembrar que outros setores da economia vivem e viveram dificuldades e não tiveram apoio dos contribuintes", afirmou Capoulas Santos. Ele ainda pontuou que o governo recebeu algumas críticas com relação a sua ajuda e postura, porém, que estão tentando aliviar uma situação muito difícil que depende de uma conjuntura externa. "Estamos indo mais longe do que alguns outros estados membros. Continuarei a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar esses dois setores", finalizou. 

Entenda o caso:

Portugal: produtores de leite protestam contra a crise no setor e vão às ruas

As informações são do Publico.pt.


0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.