O Ministério da Agricultura autorizou a extensão do prazo da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 14 estados. A medida foi solicitada pelas entidades do setor e chancelada pelo Serviço Veterinário Estadual (SVE).
A ampliação do prazo foi definida para que seja possível remanejar doses de vacinas para algumas regiões. "Reforçamos que há vacina suficiente para toda a população alvo dessa etapa de novembro de 2021", disse, em nota, o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes.
Em Tocantins e Mato Grosso, a prorrogação vale até o dia 10 de dezembro; os pecuaristas de Goiás terão até o dia 11 para vacinar o rebanho; em Alagoas e Amapá, o prazo foi estendido até o dia 15; em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, a campanha vai até o dia 20 de dezembro; o Ceará poderá finalizar a etapa até o dia 24; Bahia e Pará, até o dia 30; e Maranhão, Piauí e São Paulo, até o dia 31 de dezembro.
O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) criou um canal de comunicação direto (sindan@sindan.org.br) para que as distribuidoras e revendas que tenham dificuldade de acesso à vacina contra a febre aftosa possam fazer contato.
As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint.
Leia também: