GO: Preço pago ao produtor sofre ligeiro recuo em novembro
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Dados da Comissão de Pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Feag) mostram que no estado a queda no período foi menor que em outras regiões do país. Em algumas localidades, os produtores receberam até R$ 0,02 a menos por litro. Conforme o economista Edson Alves Novaes, a tendência é que o preço se mantenha estável até o mês de fevereiro, podendo haver pequena baixa de, no máximo, R$ 0,02 por litro. Ele baseia a análise no fato de que a oferta segue ajustada à demanda.
Menos leite
Levantamento realizado pela Faeg em 16 cooperativas que atuam em Goiás mostra que de janeiro a outubro deste ano houve queda de 3,91% na oferta de leite in natura. Considerando o período de um ano (novembro de 2003 a outubro de 2004), o volume entregue nas cooperativas caiu 2,6%.
Além das cooperativas, a Faeg resolveu ampliar a amostragem considerando todo o leite inspecionado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e constatou que, de janeiro a outubro deste ano, houve queda de 1,81% no volume de leite entregue às indústrias.
Esses números, segundo Novaes, indicam que a produção leiteira não terá crescimento este ano, o que significa oferta ajustada à demanda. Além disso, o Brasil aumentou as exportações de produtos lácteos, o que significa maior procura pelo produto in natura. Em 2003, Goiás produziu 2,5 bilhões de litros de leite. Para 2004, a expectativa é que esse número se repita.
Fonte: O Popular/GO, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.